#024 – Princípios de Deming: Constância de Propósito

#024 – Princípios de Deming: Constância de Propósito

Esse podcast é para você que quer saber qual a relação entre PROPÓSITO e QUALIDADE de acordo com o nosso mestre Deming.

Mande suas dúvidas ou comentários para o Qualicast por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822 0077

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste Qualicast, o Jeison Arenhart de Bastiani, Marina Beffa e Monise Carla cumprem uma promessa feita no EP #021 e discutem sobre o primeiro dos 14 princípios de Deming: “Estimular firmeza de propósito no sentido de melhorar a qualidade dos produtos e serviços” que também ficou conhecido como “Constância de Propósito”. A discussão foi feita a partir do livro “Saia da Crise” do William Edwards Deming e outras referências que agregaram uma discussão sobre propósito e qualidade.

Tema: Constância de Propósito, o primeiro princípio de Deming

O que significa propósito?

1 Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade.
2 Decisão após consideração e várias possibilidades; deliberação, resolução.
3 Objeto que se tem em vista; meta, mira.
4 Bom senso; juízo, prudência, tino.

Constância de Propósito e a Qualidade

  • Dar o melhor de si é bom, mas não adianta se não tiver direção
  • Ter os dois não é o suficiente quando falamos de esforço consistente, pois pode haver dissipação de esforços e conhecimento, o propósito claro deve direcionar equipes e bons líderes, agregando esforços e conhecimento
  • Para objetivos de longo prazo (5 anos), não adianta teoria de administração, e se não tivesse teoria, a prática sozinha também não seria suficiente. É necessário envolvimento e participação sustentada.
  • É necessário olhar para números e compreender o que eles dizem. Não os números de curto prazo.
  • Lucros de curto prazo não são indicadores de sucesso.
  • É necessário criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços para a sociedade, alocando recursos visando mais as necessidades de longo prazo, que o lucro imediatista, com a finalidade de permanecer competitivos, permanecer nos negócios e propiciar empregos.
  • O primeiro problema é lidar com questões cotidianas, incluindo qualidade, produção, vendas e lucros.
  • O segundo problema é lidar e planejar o futuro.
  • Alta Direção deve trabalhar mais para o futuro, com a intenção de:
    • Inovar
    • Alocar recursos para pesquisa e educação
    • Aprimorar permanentemente o design de produtos e serviços (simplificar a vida do cliente)
  • “O meu chefe não deixa parar a produção para dar um curso da qualidade para os colaboradores” por que a Alta Direção está muito preocupada com os problemas de agora, e não os problemas do futuro.
  • Simon Sinek fala sobre o Círculo de Ouro para inspirar e engajar pessoas:
Círculo de Ouro, Simon Sinek

Círculo de Ouro, Simon Sinek

  • Começar pelo “por quê?” não é a única forma, é apenas um dos jeitos, mas Simon Sinek diz que é a única maneira de manter todos alinhados e trabalhando pra um mesmo fim
  • O “por quê” é o mesmo que o propósito
  • Processos tem propósito, mas geralmente as pessoas não sabem o propósito dos processos
  • Poucas pessoas sabem o “por quê” fazem as coisas
  • O “por quê” é apenas uma crença, o “como” são as ações que nos levam a perceber essas crenças e o “o que” são os resultados dessas ações
  • O próprio 5w2h tem o “por quê” entre as definições
  • Não podemos esquecer da palavrinha “Constância”
  • Os clientes, fornecedores e colaboradores devem acreditar na sua firmeza de propósito, segundo Deming.
  • Os produtos da empresa devem contribuir para o bem da sociedade
  • Propósito não é filantropia, é sobre o porquê você faz o seu trabalho

2 anos de Qualicast!

  • Estamos comemorando 2 anos de Qualicast
  • +110 mil downloads, aumentamos
  • +100 comentários no site do Qualicast
  • Quando fizemos o Qualicast, queríamos falar sobre qualidade de um jeito leve
  • Que as pessoas conseguissem ouvir mesmo fazendo exercícios, no carro, ou até lavando louças
  • Temos muito orgulho

Promessas

  • Envolvimento e comprometimento da Alta Direção

Referências

Wikipedia: William Edwards Deming

ASQ: The Deming’s 14 points

Dicionário Michaelis

clique aqui para ler o roteiro completo
3 Comments
    • Renato Godinho
    • 24 de janeiro de 2019
    • Reply

    Bom dia, povo da Qualidade!
    Este episódio, com absoluta certeza, nos imbui de novo ânimo para nossas atividades no ano que se inicia!
    Muito obrigado por nos presentear com conteúdo tão enriquecedor!
    Vida longa e próspera ao Qualicast!
    Abs a todos!

    • Camila Rodrigues Garcia
    • 6 de fevereiro de 2019
    • Reply

    Olá, Jeison, Marina e Monise.

    Quero agradecer por todos esses conteúdos, o efeito dessa ação, de fornecer todo esse material de qualidade, é muito positivo, ajuda MUITAS pessoas nessa área e até organizações. Vocês impactam de forma positiva na vida das pessoas e nos sistemas de gestão.
    Os podcast são excelentes, dinâmicos, divertidos e com muita qualidade. Parabéns por todo esse trabalho de vocês!

    Um grande abraço a todos que continuam a ajudar a desenvolver profissionais e sistemas.

    Camila Rodrigues Garcia

    • Camila Muito legal seu comentário! Alegra meu dia ver que estamos contribuindo de verdade com algumas pessoas! Poxa impactar a vida das pessoas, como você disso, é algo muuuuito importante!!!

      Nosso trabalho tem muito propósito sabe, nós sabemos que não ganhamos dinheiro com isso, mas está no nosso propósito, não tem como fugir. Muito obrigado por compartilhar, nosso “pagamento” é um comentário como esse.. ou como o do nosso amigo @disqus_eT3x7OXS9L:disqus , que chama nosso conteúdo de enriquecedor!

      Isso vale tudo!!!
      um grande abraço!!!!

Leave a Comment