#052 – Ouvidoria na área da Saúde com Ana Giovanoni
Esse podcast é para profissionais da saúde que desejam melhorar o seu processo ouvindo quem mais importa: o cliente!
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- Grupo Giovanoni
- Blog Qualidade para Saúde
- Treinamento sobre as Ferramentas da Qualidade e sua aplicação na prática
- A empatia como ferramenta da Qualidade
Apresentação
Neste episódio, o Jeison Arenhart, a Monise Carla e a Marina Beffa bateram um papo sobre ouvidoria com ênfase na área da saúde. Para conversar sobre isso, eles contaram com a participação especial da Ana Giovanoni, que trabalha na área de gestão em saúde há mais de 20 anos e é uma grande parceira da ForLogic!
A Ana Giovanoni é nossa colunista oficial do Blog da Qualidade para Saúde, já participou dos Qualicasts: #010 – Gestão da Qualidade na Saúde e #045 – Gestão na área da saúde. Além de convidada especial, recentemente, a Ana lançou um curso exclusivo para a Academia da Excelência sobre as Ferramentas da Qualidade e sua aplicação na prática.
Tema: Ouvidoria na área da Saúde
Qual a importância da ouvidoria?
- A ouvidoria é importante em toda e qualquer área ou organização, então, mesmo sem ser da área da saúde, as discussões desse Qualicast podem contribuir
- Ouvidoria é um setor na organização que, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de ouvir o cliente.
- Muitas pessoas acreditam que a ouvidoria é o primeiro canal para ouvir o cliente.
- Entretanto, a ouvidoria é uma segunda instância, ou seja, o último recurso que o cliente deve usar para ser ouvido, quando nenhum outro canal funcionou.
- A empresa precisa se preparar para ouvir o cliente, tanto as reclamações ou elogios em uma primeira instância, ou seja, na rotina do dia a dia, nos processos e contatos comuns com o cliente.
- A ouvidoria é para tratar reclamações, elogios, sugestões e informações, mas deve ser o último recurso a ser utilizado, ou seja, o cliente tentou todos os recursos, chat, ligação, SAC e etc.
- Quando todos os processos falham, ele deve recorrer a ouvidoria!
- As equipes devem ser treinadas e preparadas para lidar com as reclamações dos clientes a qualquer momento.
Toda organização da área da saúde deve ter uma ouvidoria?
- Sim! Existe uma norma, a RN 323, que diz que toda instituição deve ter uma ouvidoria e um ouvidor.
- O ouvidor é o profissional que vai atender os clientes em horário comercial que não conseguiram ter suas necessidades, manifestações, atendidas.
- É muito válido lembrar a importância que, independente do canal da ouvidoria (ligação, e-mails ou até mesmo whatsapp) todas as conversas precisam ser gravadas e arquivadas à disposição da instituição e do cliente.
- O tratamento não precisa expor os dados do cliente, e geralmente não é feito isso, mas no ato da ouvidoria, é necessário a identificação.
- Um dos grandes desafios da ouvidoria é o tratamento eficaz das reclamações.
- Se uma instituição, seja ela da área da saúde ou não, quer de fato trabalhar com excelência, com foco e cuidado com o cliente, as pessoas estarão trabalhando para que isso aconteça e essa cultura será cultivada.
- Consequentemente, o cliente se sentirá seguro e confortável em fazer suas reclamações com o próprio colaborador que está executando o processo, pois sabe que ele terá uma devolutiva e pode contribuir com uma melhoria na empresa.
O ponto de vista do cliente
- Muitas vezes, o cliente se sente envergonhado ou até mesmo desconfortável em fazer uma reclamação diretamente para um colaborador.
- Quem estiver atendendo esse cliente, pode deixar claro a opção de reclamações pelo SAC, fale conosco, etc.
- Não importa onde o cliente reclame, ele deve ser respondido.
- Mesmo que não haja uma solução de imediato para o problema apresentado, precisamos demonstrar a preocupação em resolver e, se possível, estimar um prazo de retorno.
- É muito interessante que, como clientes, saibamos também dar um “voto” de confiança para a empresa.
- Se surgiu algum problema, seja no atendimento ou em algum serviço prestado pela empresa, seja tentado um primeiro contato pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou algum outro canal que não seja a ouvidoria.
- Por isso, é muito importante criar uma relação de confiança, de respeito com o cliente.
- Precisamos garantir que, ao surgir algum problema, ele se sinta confortável em falar primeiramente com quem está prestando o serviço.
- Quando falamos sobre a tratativa rápida dessas reclamações, nós também estamos falando sobre treinar os colaboradores para resolver de forma ágil e eficaz essas ocorrências.
- Portanto, é necessário nos preparamos internamente para lidar com esses processos.
- Para “descongestionar” o canal de ouvidoria, é muito importante que o nosso processo de reclamação esteja funcionando de forma eficaz.
- Quando um cliente faz uma manifestação na ouvidoria, ele tem que ir até o fim ou há a opção de desistir, cancelar a ocorrência?
- Sim, há a opção de desistência.
- Quando o cliente optar por cancelar a ocorrência, ele deve procurar novamente a ouvidoria e manifestar por escrito a razão pela qual ele quer desistir.
Quais os tipos de manifestações na ouvidoria?
- Existe uma crença que a ouvidoria é um canal apenas de reclamações
- Mesmo que seja muito utilizado para reclamações, o canal da ouvidoria também pode ser usado para outros objetivos.
- Uma ouvidoria pode escutar as sugestões dos clientes, denúncias, elogios, acesso a informações
- Portanto, o cliente pode procurar a ouvidoria para resolver qualquer questão que não está conseguindo ser solucionada no processo normal.
- Podemos usar vários canais para ouvidoria
- Não há uma regra para isso. Há empresas que se sentem mais confortáveis usando um telefone, e-mail e algumas empresas já estão utilizando o whatsapp para receber as ocorrências vindas dos clientes.
- O único ponto para se ter atenção é que esse canal precisa ser eficaz e ter a opção de gravar as ocorrências, ou seja, registrá-las.
- Para saber qual é o canal mais adequado para o seu cliente, analise o perfil dele.
- Por exemplo, onde ficaria mais fácil para ele realizar as ocorrências dele.
A LGPD e a ouvidoria
- Na área da saúde, há vários dados de clientes que ficam registrados.
- Quando o cliente vai fazer alguma ocorrência na ouvidoria, todos os seus dados, como por exemplo, nome e e-mail, são coletados.
- Com a chegada da nova LGPD, (lei de proteção de dados), diz que a organização deve proteger os dados do cliente e a identidade do manifestante, é necessário cuidados ainda mais rígidos nesse processo
- As organizações da área da saúde devem pedir uma autorização, que deve ficar registrada, cada vez que for preciso coletar algum dado de um cliente.
NOVIDADE!
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!