#053 – Auditorias Remotas com Rogério Meira
Esse podcast é para você que quer compreender os desafios da auditoria remota!
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Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- ATSG
- Episódio #051 – O lucro e a qualidade com Luciano Pires
- Aulão Auditorias Remotas – com Rogério Meira
Apresentação
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla conversaram com o Rogério Campos Meira, (da ATSG) sobre um assunto que tem gerado muitas dúvidas: auditorias remotas! Vamos acompanhar melhor esse bate papo?
Tema: Auditorias Remotas
De onde vem as Auditorias Remotas?
- Por incrível que pareça, auditoria remota não é algo novo. Ela “existe” desde 2011!
- Normalmente, achávamos que isso iria acontecer num futuro distante.
- Auditorias é operacional, tático ou estratégico? Uma auditoria, quando bem feita, acaba sendo tanto operacional, quanto tática e estratégica, pois esses três pilares estão interligados, um dependendo do outro!
Princípios de Auditoria (remota)
Integridade
- Se você entra em um processo de auditoria, seja presencial ou remota, a sinceridade e integridade deve estar a frente de qualquer coisa. Não é válido fingir que seus processos estão bons, que você está cumprindo determinada norma, sendo que, o primeiro princípio da auditoria é a integridade tanto do auditor quanto do auditado. Ou seja, o auditado deve “mostrar a vida com ela é”, e o auditor deve procurar entender.
- Não é porque a auditoria é remota, significa que ela não tem importância. Vemos muitas pessoas realizando a auditoria remota com o propósito de “cumprir tabela” e depois, quando passar o COVID 19, realizar a auditoria “verdadeira”.
- A única diferença é na forma que está acontecendo a auditoria, a integridade no processo deve ser a mesma.
Apresentação justa
- Esse segundo princípio, em que o próprio nome deixa muito claro qual o objetivo dele, é sobre mostrar com veracidade os processos. Fazer uma apresentação verdadeira e justa de indicadores, amostras, projetos, etc.
Devido cuidado profissional
- Nesse terceiro princípio, podemos buscar as questões que são mais delicadas, como por exemplo: O auditor pode aceitar documentos enviados por whatsapp, telegram? No contexto presencial, ao terminar uma auditoria, o mesmo não pode portar nenhum documento da empresa.
- O auditor deve ter um julgamento ponderado diante dos processos, ou seja, não se precipitar, procurar entender a realidade da empresa, não fazer pré-julgamentos.
Confidencialidade
- Esse princípio está muito interligado com o princípio anterior. Tanto o auditor quanto ou auditado devem manter a confidencialidade dos processos, dos documentos e das informações profissionais e pessoais que foram trocadas.
Independência
- Esse quinto princípio está altamente ligado ao ato de ser imparcial durante as auditorias, de ter objetividade e mantê-las em níveis elevados e por fim, o auditor manter a independência durante a auditoria.
Abordagem baseada em evidência
- Mesmo não fazendo uma auditoria presencial, o auditor deve redobrar a atenção para encontrar evidência nos processos apresentados e buscar evidências já adotando uma abordagem de riscos.
Abordagem baseada em risco
- Todos os princípios estão muito ligados, porém, a abordagem baseada em evidências está muito interligada a abordagem baseada em riscos, pois ao buscar uma evidência, o auditor já deve coletar uma abordagem de risco.
Pontos de atenção para que auditorias continuem entregando resultados
- Se você for o auditor ou até mesmo o auditado, esses pontos de atenção são válidos e devem ser levados em consideração:
- A pandemia do COVID-19 não mudou apenas a forma de se auditar, mas mudou o contexto interno de várias empresas e de várias maneiras, como por exemplo, centenas de empresas mandaram os colaboradores para home office. Não devemos olhar os processos com os mesmos olhos de fevereiro de 2020, tanto o auditor quanto o auditado devem levar em conta essa mudança de cenário.
- A preocupação com a auditoria remota deve estar muito ligada com o “mostrar o conteúdo de verdade”, ou seja, quais serão os processos que devemos mostrar, qual a melhor forma de explicar e expor isso, etc.
Gestão de mudanças em 3 estágios
- A Gestão de mudanças é muito importante no dia a dia, mas nesse momento, ela quase que se torna um requisito. Existem três estágios de gestão nas empresas, são eles:
- Gestão de riscos e mudanças: Essas são as condições normais de gestão de riscos e mudanças.
- ISO 22301 – Continuidade de Negócios: Esse estágio se preocupa com grandes eventos que podem impactar direta ou indiretamente seu negócio.
- Crises: Esse estágio fala sobre algo que comentamos muito aqui no Qualicast: adaptabilidade. Ou seja, com ou sem pandemia, devemos ajustar e adaptar nossos processos, projetos e entregas para que possamos continuar entregando com integridade nossos produtos ou serviços. Essas crises podem sim acabar com o nosso negócio caso não consigamos lidar com as mudanças. A norma 17091, Europeia, criada em 2018 sobre Gestão de Crises, trata sobre esse tema.
- Deve-se garantir que o cliente continue recebendo o produto ou serviço com integridade e qualidade que ele estava acostumado a receber, e se possível, poder entregar melhor do que antes para os clientes.
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