#056 – 2° PRINCÍPIO DE DEMING: ADOTE UMA NOVA FILOSOFIA

#056 – 2° PRINCÍPIO DE DEMING: ADOTE UMA NOVA FILOSOFIA

Esse podcast é para você que está cansado da falta de qualidade nos produtos e serviços do nosso país!

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla deram sequência a série de podcasts sobre os 14 princípios de Deming. E nesse episódio, eles conversaram sobre o segundo princípio: adote uma nova filosofia. Vamos entender melhor sobre esse assunto? 

Tema: 2 º Princípio de Deming – Adote uma nova filosofia

  • Em seu livro “Saia da crise”, o segundo princípio apontado por Deming é: adote uma nova filosofia. Esse princípio é basicamente sobre você adotar uma nova forma de pensar, mudar a estratégia da sua empresa e mudar a forma de executar.
  • No livro “Mindset” de Carol Dweck, ela cita alguns mindsets existentes: 
    • Mindset fixo: é aquele pensamento que está estagnado, ou seja, parado, confortável com a situação atual e não quer mudá-la. 
    • Mindset progressivo: é o pensamento que te leva a crescer, aprender com os erros e não aceitá-los. 
  • Adote uma nova filosofia, não cobre uma nova filosofia. 
  • A mudança deve começar pela alta direção, pela liderança ou por você.
  • Logo no começo da explicação desse princípio, Deming diz que não podemos mais, de forma alguma, tolerar níveis normalmente aceitos de erros, falhas e etc. Deming também traz uma lista dessas coisas intoleráveis, são elas: 
    • Níveis de erros, 
    • defeitos, 
    • insumos inadequados, 
    • profissionais que não sabem o que devem fazer e tem medo de perguntar,
    •  danos causados por manuseios impróprios de mercadorias, 
    • métodos antiquados de treinamento no ambiente de trabalho, 
    • supervisão inadequada e ineficaz, 
    • administradores descomprometidos com a empresa, 
    • administradores que pulam de emprego constantemente, 
    • trens atrasados ou cancelados por um colaborador ter faltado
    • e atos de vandalismo. 

Clientes, qualidade e lucro

  • Esses princípios devem sem implementados juntos, ou seja, não há a possibilidade de implementar apenas 10, ou apenas 2, mas sim os 14 princípios.
  • Em seu livro, Deming cita o cliente quase o tempo todo.
  •  A Qualidade não deve ser apenas para os colaboradores ou para a empresa, a qualidade deve ser primeiro para o cliente.
  • O que mais importa em uma empresa, deve ser o cliente.
  • Muitos profissionais da Qualidade tem a crença de que os resultados da qualidade são muito subjetivos. 
  • Porém, eles lidam com recursos muito claros e mensuráveis, por isso, podem ser objetivos sim. 
  • A Qualidade também gera lucros e resultados que não são financeiros, não são mensuráveis por dinheiro.

Nova filosofia: qualidade como um valor

  • Muitos profissionais acreditam que apenas estudar ou se comprometer com os 14 princípios, é o suficiente
  • Entretanto, a qualidade não é apenas sobre estudar algo, é sobre viver isso, colocar em prática o conhecimento e agir diante dos resultados. 
  • Uma empresa com qualidade não é aquela que tem o certificado da ISO 9001, mas aquela que satisfaz e atende as necessidades e expectativas dos clientes. 
  • A Qualidade deve ser um valor na sua empresa, não uma ferramenta que você usa apenas quando é apropriado.
  • Quando tivermos a qualidade como um valor, estaremos construindo uma cultura da qualidade.

FABULOSOS STICKERS

Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment