​​#108 – Análise Crítica como Ferramenta Estratégica.

​​#108 – Análise Crítica como Ferramenta Estratégica.

Este podcast é para profissionais que buscam fazer análises críticas que contribuem para o resultado da empresa, e também atender à norma.

Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast 

Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters Jeison e Monise falaram sobre Análise Crítica como ferramenta estratégica.

Tema: Análise Crítica como Ferramenta Estratégica

Este tema é com certeza algo que você está reclamando, já reclamou ou vai reclamar. Ela não pode estar excluída, mas também não é exclusiva.

Vamos falar sobre análise crítica do Sistema de Gestão como uma estratégia e não como uma mera formalidade.

Dúvidas da nossa comunidade da Qualidade

Edeliane MarquesComo não fazer uma análise tendenciosa e sim uma análise fidedigna? Como definir um padrão para a análise? 

Michelle – Como estruturar uma análise crítica a depender do resultado do indicador? Meta alcançada e não alcançada. 

Luma –1 – Quais fatores são importantes para assegurar que a análise crítica esteja de acordo com o direcionamento estratégico?   Como realizar uma análise crítica eficaz? 

Paulo Afonso – Quais as melhores ferramentas utilizadas para uma análise crítica eficaz sobre serviços? 

Sol – Reunião de Análise crítica sem o presidente/alta direção ou acionista, eficiência desta reunião? Alguma sugestão para acompanhar e medir o resultado das saídas da reunião? 

Pollyanna –  Envolver setores/equipe ou só líderes? Podemos envolver mais pessoas dentro da análise, a direção deve estar presente e pessoas pertinentes.

Maria Cláudia  – Como documentar, quando assuntos da pauta são avaliados em momentos diferentes? Onde eu trabalho, esse requisito é atendido, mas é uma colcha de retalhos. Por exemplo, suficiência de recursos. Quando vou realizar a análise crítica de indicadores com o gestor, algum recurso necessário já foi avaliado e a e aprovação já aconteceu. Ainda não há uma compreensão sobre o objetivo do requisito. 

Antes de tudo: O que é uma análise crítica na ISO 9001?

Na norma, ela é chamada  de “Management review”.

Item 3.11.2 – Determinação da pertinência, adequação ou eficácia (3.7.11) de um objeto (3.6.1) para alcançar os objetivos (3.7.1) estabelecidos.

Não é só chamar a direção para uma reunião, é fazer uma revisão dos pontos críticos da empresa, uma revisão do seu negócio com itens relevantes, como por exemplo: discutir recursos, desempenho de provedores externos de seus fornecedores, situação das análises críticas anteriores e etc.

Saídas de análise crítica pela direção 

A saída da análise crítica deve incluir decisões e ações relacionadas a oportunidades de melhoria, qualquer necessidade de mudança no sistema de gestão ou necessidade de recurso.

Por que a análise crítica não é um trabalho da QUALIDADE? Ou Por que é importante para o negócio?

Porque a análise crítica faz parte do desempenho do negócio, numa adequação da eficiência e eficácia, e observar até que ponto estamos conseguindo chegar onde planejou. Por isso, é parte do negócio.

Como a análise crítica não se torna um peso para empresa? (nem para a alta direção, nem para qualidade) 

Trazer a análise crítica para a rotina da empresa, como parte do negócio.

Principais erros ao conduzir a análise crítica

Antes de tudo transformar essa reunião como algo protocolar, que gera evidências. Entender que é um processo. E que de nada adianta se a análise não agrega valor, desgasta os profissionais e desacredita a qualidade. Análise crítica é um compromisso com as partes interessadas, abordar temas além dos requisitos.

 

“É trabalho da Gestão saber.”

DEMING

NOVIDADE!

Envie um áudio de até 01 minuto pra gente por WhatsApp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

 

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment