Este podcast é para profissionais que buscam fazer análises críticas que contribuem para o resultado da empresa, e também atender à norma.
Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
Apresentação
Neste episódio, nossos qualicasters Jeison e Monise falaram sobre Análise Crítica como ferramenta estratégica.
Tema: Análise Crítica como Ferramenta Estratégica
Este tema é com certeza algo que você está reclamando, já reclamou ou vai reclamar. Ela não pode estar excluída, mas também não é exclusiva.
Vamos falar sobre análise crítica do Sistema de Gestão como uma estratégia e não como uma mera formalidade.
Dúvidas da nossa comunidade da Qualidade
Edeliane Marques – Como não fazer uma análise tendenciosa e sim uma análise fidedigna? Como definir um padrão para a análise?
Michelle – Como estruturar uma análise crítica a depender do resultado do indicador? Meta alcançada e não alcançada.
Luma –1 – Quais fatores são importantes para assegurar que a análise crítica esteja de acordo com o direcionamento estratégico? Como realizar uma análise crítica eficaz?
Paulo Afonso – Quais as melhores ferramentas utilizadas para uma análise crítica eficaz sobre serviços?
Sol – Reunião de Análise crítica sem o presidente/alta direção ou acionista, eficiência desta reunião? Alguma sugestão para acompanhar e medir o resultado das saídas da reunião?
Pollyanna – Envolver setores/equipe ou só líderes? Podemos envolver mais pessoas dentro da análise, a direção deve estar presente e pessoas pertinentes.
Maria Cláudia – Como documentar, quando assuntos da pauta são avaliados em momentos diferentes? Onde eu trabalho, esse requisito é atendido, mas é uma colcha de retalhos. Por exemplo, suficiência de recursos. Quando vou realizar a análise crítica de indicadores com o gestor, algum recurso necessário já foi avaliado e a e aprovação já aconteceu. Ainda não há uma compreensão sobre o objetivo do requisito.
Antes de tudo: O que é uma análise crítica na ISO 9001?
Na norma, ela é chamada de “Management review”.
Item 3.11.2 – Determinação da pertinência, adequação ou eficácia (3.7.11) de um objeto (3.6.1) para alcançar os objetivos (3.7.1) estabelecidos.
Não é só chamar a direção para uma reunião, é fazer uma revisão dos pontos críticos da empresa, uma revisão do seu negócio com itens relevantes, como por exemplo: discutir recursos, desempenho de provedores externos de seus fornecedores, situação das análises críticas anteriores e etc.
Saídas de análise crítica pela direção
A saída da análise crítica deve incluir decisões e ações relacionadas a oportunidades de melhoria, qualquer necessidade de mudança no sistema de gestão ou necessidade de recurso.
Por que a análise crítica não é um trabalho da QUALIDADE? Ou Por que é importante para o negócio?
Porque a análise crítica faz parte do desempenho do negócio, numa adequação da eficiência e eficácia, e observar até que ponto estamos conseguindo chegar onde planejou. Por isso, é parte do negócio.
Como a análise crítica não se torna um peso para empresa? (nem para a alta direção, nem para qualidade)
Trazer a análise crítica para a rotina da empresa, como parte do negócio.
Principais erros ao conduzir a análise crítica
Antes de tudo transformar essa reunião como algo protocolar, que gera evidências. Entender que é um processo. E que de nada adianta se a análise não agrega valor, desgasta os profissionais e desacredita a qualidade. Análise crítica é um compromisso com as partes interessadas, abordar temas além dos requisitos.
“É trabalho da Gestão saber.”
DEMING
NOVIDADE!
Envie um áudio de até 01 minuto pra gente por WhatsApp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!