#150 – 9º Princípio de Deming: Quebrar Barreiras entre Departamentos

#150 – 9º Princípio de Deming: Quebrar Barreiras entre Departamentos

Este podcast é para profissionais que buscam trabalhar de maneira sistêmica. Vamos falar sobre o 9º Princípio de Deming: Quebrar Barreiras entre Departamentos.

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Links citados no Podcast: 

Qualiex, Software para Gestão da Qualidade

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#021 – Os 14 princípios de Deming

#024 – Princípios de Deming: Constância de Propósito

#122 – 4º Princípio da Qualidade: Abordagem de Processos

2° PRINCÍPIO DE DEMING: ADOTE UMA NOVA FILOSOFIA

#95 – A Relação da Qualidade com Inspeções e Fornecedores  

#133 – 5º Princípio de Deming

#139 – 6º Princípio de Deming: Instituir programas de treinamento 

#144 – 7º Princípio de Deming: Adote e Fomente a Liderança

#148 – 8º Princípio de Deming: Elimine o Medo – Qualicast

Apresentação:

Nesse episódio, nossos Qualicastres Jeison Arenhart de Bastiani e Monise Carla falaram sobre o 9º Princípio de Deming: “Elimine Barreiras entre Departamentos”, um dos 14 Princípios de Deming, publicados no livro “Saia da Crise”.

Tema: 9º Princípio de Deming: Elimine Barreiras entre Departamentos

O episódio inicia com uma esclarecedora abordagem sobre o significado de “quebrar barreiras entre departamentos”, que consiste em todos trabalhando para um objetivo comum.

Nossos qualicasters destacam que a excelência individual não garante o sucesso da organização. Um trecho do livro “Saia da Crise” que ilustra esse ponto é:

“Todos os departamentos — engenharia de projetos, compra de materiais, teste de materiais, teste de desempenho de um produto — têm um cliente em comum, a saber, o funcionário (um gerente de fábrica, por exemplo) cuja função é tentar fazer, com os materiais comprados, aquilo que foi projetado. Por que não se familiarizar com esse cliente? Por que não passar algum tempo na fábrica, observar os problemas e informar-se mais sobre eles?” (Saia da Crise – P. 78)

Além disso, discutiram os efeitos de uma avaliação individual e como isso pode prejudicar o pensamento e a cooperação sistêmica. E, ainda, enfatizam a importância de aproveitar as informações oriundas dos clientes para promover o diálogo entre os colaboradores e assim capitalizar o conhecimento existente na equipe.

O episódio destaca também que o sistema de gestão deve incentivar o trabalho sistêmico e eliminar a abordagem do medo, relacionado ao 8º Princípio de Deming “Elimine o Medo”, discutido no episódio #148.

Eles concluem ressaltando a importância do trabalho em equipe:

“Trabalho em equipe é essencial para as empresas. Trabalho em equipe significa que os pontos fracos de determinada pessoa são compensados pelos pontos fortes de outra. Nos trabalhos em equipe, a inteligência de todos é aguçada por meio de perguntas de toda sorte.” (Saia da Crise – P. 80)

Além disso, oferecem algumas sugestões práticas para começar a quebrar barreiras entre departamentos, como:

  • Implemente squads – círculos de qualidade
  • Realize projetos interdisciplinares
  • Promova as relações interpessoais
  • Fortaleça a cultura de colaboração
  • Promova a transparência
  • Reconheça o cliente como um elemento visível no processo.

Enfim, confira as explicações e exemplos abordados no episódio. Ouça na íntegra!

Frase do dia:

É literalmente verdade que você pode ter maior sucesso e mais rápido ajudando outros a ter sucesso.” – Napoleon Hill

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