#061 – Contribuindo com a Segurança do Paciente com Tânia Ortega
Esse podcast é para pessoas que querem contribuir com a sua própria segurança e a qualidade dos hospitais!
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- Instagram Tânia Ortega
- Instagram Monise Carla
- Instagram Jeison Arenhart
- Episódio #058 com Tânia Ortega
Apresentação
Neste episódio, nossos podcasters receberam a enfermeira Tânia Ortega, que já participou de um episódio do nosso Qualicast! Hoje, eles bateram um papo sobre como o paciente de um hospital pode contribuir com a própria segurança e com a qualidade do hospital!
Tema: Qualidade e Segurança do Paciente
Como o paciente pode garantir sua própria segurança?
- Em São Paulo, existe uma lei chamada “lei do direito dos pacientes”
- Há também o Programa Nacional da Segurança do Paciente (PNSP).
- Dentro do PNSP, a primeira meta fala sobre a identificação do paciente.
- O paciente pode contribuir com a própria segurança com algumas atitudes:
- O paciente deve sempre procurar saber quais medicamentos estão sendo prescritos para ele, o porque ele deve ingerir tais medicamentos e até mesmo, se necessário, solicitar o documento onde há a receita deixada pelo médico.
- O paciente pode comunicar ao enfermeiro e ao médico quais são seus hábitos. Como por exemplo, horário em que almoça, janta ou vai dormir. Assim, os enfermeiros podem dar um atendimento mais humanizado, não tirando tanto o paciente da sua rotina.
- Os médicos também devem orientar todo e qualquer procedimento que o paciente estará sujeito. Desde a troca de um curativo até uma cirurgia.
- Quando você “educa” o paciente, ou seja, faz a orientação mencionada acima, o próprio paciente ajuda a organização a manter a sua segurança!
- É muito importante que o paciente não omita nenhuma informação sobre ele. Por exemplo, existem muitos pacientes que tem síndrome de ansiedade, mas não falam. Isso dificulta o diagnóstico final.
- Se possível, o paciente deve sempre procurar o mesmo serviço de saúde.
Ações preventivas por parte do paciente
- Por estarmos passando por uma pandemia, os cuidados como: lavar as mãos, usar máscaras e etc estão sendo muito falados.
- Porém, as outras doenças ainda estão presentes no mundo e devemos nos prevenir!
- É muito importante que as pessoas estejam com o calendário de vacinação em dia, pois a vacina é a melhor forma de prevenir doenças.
- Evitar colocar as mãos nos olhos ou na boca ao sair de casa. Essas boas práticas de higiene devem começar principalmente na infância.
- Essas boas práticas são essenciais tanto na nossa casa, quanto fora, inclusive nos hospitais.
FABULOSOS STICKERS
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!
clique aqui para ler o roteiro completo