#071 – A importância do Mapeamento de Processos com Thiago Altoé

#071 – A importância do Mapeamento de Processos com Thiago Altoé

Esse podcast é para profissionais que buscam aumentar a eficiência da empresa por meio do mapeamento de processos

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Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters, o Jeison Arenhart e a Monise Carla conversaram com o Thiago Altoé sobre como o mapeamento de processos ajuda a aumentar a eficiência da sua empresa.

Mapeamento de Processos:

O que é o mapeamento de processos?

  • O mapeamento de processos é basicamente um modo de você enxergar a forma como as atividades da sua empresa acontecem em um determinado segmento ou área. Os pontos principais são: separação entre áreas, atividades e, principalmente, a maneira como elas se relacionam para que elas entreguem o resultado que você almeja.
  • Mapeamento de processos é a maneira de você conseguir transpor para uma visualização mais gráfica a forma como sua empresa opera, seja em um segmento específico ou área específica. Assim, o mapeamento de processos é uma forma de concretizar o que você faz em uma documentação que você possa visualizar.
  • O mapeamento é um desenho daquilo que você executa ou daquilo que você imagina que executa.
  • Mapeamento de processos é para empresas que não têm processos desenhados? O mapeamento deve ser feito por todos, independente se você vai iniciar um trabalho ou se você já faz esse trabalho há muito tempo, uma vez que ele proporciona um clareamento maior das atividades, principalmente sobre quem são os responsáveis por elas. Isso simplifica a gestão dos processos.

O mapeamento de processos organiza e melhora o desempenho da empresa

  • O mapeamento do processo não é só o fluxo desenhado, mas esse é o primeiro passo de um processo complexo de investigação e metodologia de análise para certificar-se que o processo mapeado está sendo executado e quais resultados são entregues por ele.
  • Além disso, esse desenho ocorre após diversas entrevistas com os responsáveis pela execução do processo. Essa etapa ajuda a identificar as não conformidades existentes. A partir dessa identificação, é possível fazer análise de causa para tomar as providências necessárias para remediar as não conformidades. Com isso, o fluxo é redesenhado com as melhorias.

O mapeamento possibilita a reestruturação do processo

  • O mapeamento acaba gerando uma reestruturação do processo, pois não tem atalho para você melhorar e reestruturar um processo se você não o conhece. A melhoria pressupõe o entendimento do que acontece no dia a dia
  • A entrega de um mapeamento bem feito: o mapeamento pode ser feito quando a empresa tem problemas ou quando as empresas estão em expansão que obriga a melhoria obrigatória desse processo para suportar a nova situação do negócio.
  • Para qualquer uma das situações, o mapeamento continua o mesmo. Porém, o foco é redirecionado em cada uma das situações.

O mapeamento de competências

  • Uma das coisas importantes da reestruturação de processos é a percepção se perfil dos colaboradores envolvidos suportam as exigências que a atividade possui.
  • A mais importante entrega do mapeamento de processos: o processo de seleção e recrutamento, quando feito por empresas terceirizadas, podem gerar desvios entre os candidatos levantados para o recrutamento e o que o analista da empresa necessita. É importante estruturar critérios.
  • O mapeamento auxilia a identificação desses critérios, uma vez que, analisando-o em sua totalidade, é possível perceber quais as suas exigências.

Reestruturação / Melhoria contínua

  • A reestruturação de um processo pode não trazer imediatamente melhorias de resultado, mas pode gerar uma melhoria de acompanhamento de gestão. Isso possibilita uma clareza para a tomada de decisão.
  • Depois da reestruturação, é possível desenvolver a melhoria contínua, uma vez que você já tem o indicador e já sabe o treinamento que sua equipe precisa, inicia-se o processo de otimização de resultados

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