#090 – Conhecendo a ISO 37000:2021 – Governança de Organizações, com Rogério Meira
Esse podcast é para profissionais que buscam compreender a ISO37000, a norma para a governança das organizações.
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
Apresentação
Neste episódio, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre a figura dos círculos concêntricos que representam os princípios da norma de diretrizes para a governança dentro das organizações. E para este assunto, o convidado especial foi Rogério Meira, Auditor, Consultor, Assessor, Estrategista, Palestrante, Treinador, Professor, Mentor, com 35 anos de carreira nacional e internacional possui profundo conhecimento em implantação e auditoria de normas de sistemas de gestão. Além disso, é um Pensador de Sistemas e Analista Disruptivo. Possui habilidade para facilitar equipes a fim de gerar insights inovadores e construir consenso.
Tema: Conhecendo a norma ISO 37000:2021 – Governança de Organizações
O que é a norma ISO37000?
Essa norma é de diretrizes para a governança. Estabelece uma diferença substancial entre gestão e governança, sendo que esta última está acima da gestão.
Diferente da equipe executiva (compõe a Alta Direção) que se preocupa com os resultados que precisam entregar no mês, no semestre ou ano; o papel da governança é se preocupar com a perenidade, perpetuidade enxergando-a numa perspectiva de médio e longo prazo.
Princípios da governança corporativa:
Os princípios são representados por 3 círculos concêntricos. O círculo mais central traz o princípio primário, o círculo do meio representa os princípios fundamentais e o círculo externo representa os princípios viabilizadores.
Princípio primário:
- Propósito: O propósito tem a ver com o foco “DO cliente”. É ele que guia a empresa sob uma perspectiva de médio e longo prazo. Diz respeito sobre qual valor a organização entregará ao outro.
Princípios fundamentais:
- Geração de valor: é importante ter certeza sobre qual valor queremos entregar. É possível definir somente após a definição do propósito.
- Estratégia: definição das estratégias para gerar o valor que se propôs.
- Supervisão: é preciso que a instância da governança supervisione as operações.
- Responsabilização: é preciso entender quem são os responsáveis pelos resultados.
Princípios viabilizadores:
- Engajamento dos stakeholders: é preciso entender qual a intensidade de relacionamento necessária com os stakeholders com impacto de médio e longo prazo.
- Liderança: qual o exemplo, qual o papel e o que se espera dos Líderes.
- Dados e decisões: é o processo de tomada de decisão com a certeza que os dados são consistentes.
- Governança dos riscos: trata-se da governança dos riscos para cumprir o propósito.
- Viabilidade e performance pelo tempo: enxergar o negócio viável a médio e longo prazo.
Resultados e saídas da governança:
- Comportamento ético
- Performance eficaz: entregar o que se propôs a entregar.
- Administração responsável
“Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes aonde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.”
(Gary Hamel)
PROMESSA
- Gravar outro episódio sobre a ISO 37000
NOVIDADE!
Envie um áudio de até 01 minuto pra gente por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!