#062 – ISO 56002 com Alexandre Pierro
Esse podcast é para quem quer conhecer a ISO 56002, a norma da inovação!
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- Palas Consultoria
- #058 – A importância da enfermagem na saúde e na qualidade
- #061 – Contribuindo com a segurança do paciente com Tânia Ortega
Apresentação
Neste episódio, nossos podcasters Jeison Arenhart e Monise Carla receberam o Alexandre Pierro para falar sobre a ISO 56002! O Alexandre é engenheiro mecânico e bacharel em física nuclear aplicada pela USP e auditor líder em sistemas de gestão e normas! Além disso, ele é um dos fundadores da Palas Consultoria!
Tema: ISO 56002
Inovação não é invenção
- Quando falamos de inovação, muitas pessoas ainda confundem esse conceito com invenção. De acordo com a própria norma 56002, a inovação deve ser um processo/serviço/modelo de negócios que gere algum valor financeiro.
- Já a invenção não traz a necessidade de ter alguma arrecadação monetária, ou seja, qualquer processo que não gere valor financeiro, torna-se portanto uma invenção.
- Porém, como a própria ISO aborda, não adianta apenas agregar valor, as empresas também devem trazer novidades para o mercado! E o ideal é que as empresas consigam conciliar a novidade, ou seja, algo novo, que ninguém nunca trouxe antes, com o valor financeiro que isso pode trazer.
Por que uma norma de Gestão da Inovação?
- A ISO 56002 não é um conjunto das melhores práticas mundiais de inovação, não é isso que você vai encontrar na norma. Muitas pessoas acham que a norma trará uma cópia de processos da Apple, Google, Amazon ou Uber! Mas, ela está longe de ser algo definitivo ou um caminho único para inovar.
- A norma, assim como outras, traz alguns requisitos, termos e diretrizes sobre inovação que foram discutidos por diversos especialistas em mais de 160 países.
- A ideia da norma é padronizar as ferramentas, métodos e interações entre as partes envolvidas na inovação. Educando e preparando a mentalidade da empresa a norma.
- Muitas pessoas acreditam que, se uma empresa tem qualidade, ela não precisa de inovação! E a ISO 56002 desmistifica essa crença. Pois, quando juntamos a qualidade e a inovação, a empresa tende a crescer e evoluir muito mais!
Princípios da Gestão da Inovação
- Sempre que vamos construir algo, precisamos de uma base, ou seja, de alguns princípios. Como por exemplo, na área da qualidade, temos os 7 princípios, e na área da inovação não poderia ser diferente. Os 8 princípios da gestão da inovação são estes:
- Realização de valor:
- Como já citamos aqui, para que algo seja considerado inovação, ele deve trazer um retorno financeiro para a organização. Se não, ele se torna apenas uma invenção.
- Líderes focados no futuro:
- Para fazer a gestão da inovação, a empresa terá que escolher pelo menos um líder para ser o responsável por multiplicar estes conceitos tanto na teoria quanto na prática.
- Direção estratégica:
- São os famosos indicadores! Como já dizia Deming, aquilo que não é medido, não é gerenciado! Os indicadores servem para ajudar a organização a entender se estão caminhando na direção desejada.
- Cultura:
- Implementar dentro da empresa a cultura da inovação, mostrar a importância de inovar e engajar os colaboradores nisso!
- Explorar insights:
- Esse princípio é autoexplicativo. Porém, vale ressaltar que não devemos ter uma ideia e já ir executando, sem estudar os impactos ou melhores formas de fazer isso. Da mesma forma, não podemos ter uma ideia e deixa-la morrer! Temos que alinhar os insights para que não seja uma invenção, mas sim, uma inovação!
- Gerir a incerteza:
- Resumindo: gestão de riscos! Da mesma forma que na qualidade temos a gestão de riscos, para analisar possíveis ameaças e oportunidades, na gestão da inovação temos o princípio de gerir incertezas.
- Adaptabilidade:
- Talvez uma das palavras que tenha resumido 2020 é essa: adaptabilidade. Esse princípio está aqui para lembrar as empresas de sempre fazer uma auto revisão, ou seja, olhar para dentro e ver o que é preciso mudar para se adaptar ao mercado e montar um plano de ação em cima disso!
- Abordagem de sistemas:
- O último dos 8 princípios traz a importância de criarmos os padrões, processos e fluxos da gestão da inovação!
PROMESSAS
- Outro Qualicast com o Alexandre para falar mais sobre a ISO 56002!
FABULOSOS STICKERS!
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!
clique aqui para ler o roteiro completo