#091 – TRATANDO NÃO CONFORMIDADES E MANTENDO A QUALIDADE VIVA NAS ORGANIZAÇÕES, com Rodolfo Paludeto
Esse podcast é para profissionais que buscam usar as não conformidades para gerar valor nas organizações.
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Apresentação
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre como as não conformidades devem ser vistas para entregar valor para as empresas. E para este assunto, o convidado especial foi Rodolfo Paludeto, Especialista em Sistemas de Gestão com mais de 12 anos de experiência, Auditor líder e Consultor em Sistemas de Gestão Integrado.
Tema: Tratando Não conformidades e mantendo a qualidade viva dentro das organizações.
O que realmente são as não conformidades? Elas remetem somente a coisas negativas dentro de uma empresa?
– Não conformidade é aquilo que não atende a um requisito ou critério.
– Para se constatar uma não conformidade, é preciso ter processo e as formas de conformidade definidas.
– Não conformidade é oportunidade de evoluir e se aproximar da qualidade.
– Não conformidade representa algo que não está funcionando como deveria, porém, a forma de olhar não pode ser negativa.
– A não conformidade constatada internamente é muito importante para que seja resolvida antes que o problema seja visto pelo cliente.
– A punição que ocorre devido a não conformidades contatadas distancia a empresa da qualidade, constrói uma cultura do medo e desestimula a geração de valor para a empresa.
Como a cultura da organização pode afetar a gestão das não conformidades?
– Para aproveitar o potencial de melhoria que tem em uma não conformidade, é preciso dar valor.
– A cultura do medo vai distanciar da qualidade.
– A cultura do aprendizado vai tornar a não conformidade em uma melhoria.
– As pessoas são darão valor para o que a Alta Gestão se importa.
Qual o papel das não conformidades no dia a dia da gestão?
– Traz à luz da Alta Gestão tudo que está dando errado, portanto, mostra onde há oportunidade de melhoria.
Como as não conformidades devem ser inseridas no dia a dia do gestor?
– As não conformidades devem ser o motor do trabalho dos gestores.
– O gestor é o responsável por tirar os obstáculos do caminho para o trabalho da operação acontecer.
Quais são as principais falhas que acontecem no processo de tratativa de não conformidades?
– O maior desafio é o início: registro da não conformidade constatada. A descrição não pode gerar dúvidas sobre o problema ao longo da tratativa da não conformidade.
– Dica de um método para uma descrição que gera valor: fato, evidência e requisito.
Passo a passo para tratar uma não conformidade:
– Constatar que se trata de uma não conformidade;
– Descrever a não conformidade considerando fato, evidência e requisito;
– Ações de contenção;
– Análise de causas com envolvimento da equipe;
– Definir as ações corretivas;
– Executar o plano de ação;
– Verificar a eficácia das ações;
– Retroalimentar os riscos do processo.
“As falhas são o combustível do sucesso.”
(Ishikawa)
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