#091 – TRATANDO NÃO CONFORMIDADES E MANTENDO A QUALIDADE VIVA NAS ORGANIZAÇÕES, com Rodolfo Paludeto

#091 – TRATANDO NÃO CONFORMIDADES E MANTENDO A QUALIDADE VIVA NAS ORGANIZAÇÕES, com Rodolfo Paludeto

Esse podcast é para profissionais que buscam usar as não conformidades para gerar valor nas organizações.

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Apresentação

Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre como as não conformidades devem ser vistas para entregar valor para as empresas. E para este assunto, o convidado especial foi Rodolfo Paludeto, Especialista em Sistemas de Gestão com mais de 12 anos de experiência, Auditor líder e Consultor em Sistemas de Gestão Integrado.

 

Tema: Tratando Não conformidades e mantendo a qualidade viva dentro das organizações.

 

O que realmente são as não conformidades? Elas remetem somente a coisas negativas dentro de uma empresa?

– Não conformidade é aquilo que não atende a um requisito ou critério.

– Para se constatar uma não conformidade, é preciso ter processo e as formas de conformidade definidas.

– Não conformidade é oportunidade de evoluir e se aproximar da qualidade.

– Não conformidade representa algo que não está funcionando como deveria, porém, a forma de olhar não pode ser negativa.

– A não conformidade constatada internamente é muito importante para que seja resolvida antes que o problema seja visto pelo cliente.

– A punição que ocorre devido a não conformidades contatadas distancia a empresa da qualidade, constrói uma cultura do medo e desestimula a geração de valor para a empresa.

Como a cultura da organização pode afetar a gestão das não conformidades?

– Para aproveitar o potencial de melhoria que tem em uma não conformidade, é preciso dar valor.

– A cultura do medo vai distanciar da qualidade.

– A cultura do aprendizado vai tornar a não conformidade em uma melhoria.

– As pessoas são darão valor para o que a Alta Gestão se importa.

Qual o papel das não conformidades no dia a dia da gestão?

– Traz à luz da Alta Gestão tudo que está dando errado, portanto, mostra onde há oportunidade de melhoria.

Como as não conformidades devem ser inseridas no dia a dia do gestor?

– As não conformidades devem ser o motor do trabalho dos gestores.

– O gestor é o responsável por tirar os obstáculos do caminho para o trabalho da operação acontecer.

Quais são as principais falhas que acontecem no processo de tratativa de não conformidades?

– O maior desafio é o início: registro da não conformidade constatada. A descrição não pode gerar dúvidas sobre o problema ao longo da tratativa da não conformidade.

– Dica de um método para uma descrição que gera valor: fato, evidência e requisito.

Passo a passo para tratar uma não conformidade:

– Constatar que se trata de uma não conformidade;

– Descrever a não conformidade considerando fato, evidência e requisito;

– Ações de contenção;

– Análise de causas com envolvimento da equipe;

– Definir as ações corretivas;

– Executar o plano de ação;

– Verificar a eficácia das ações;

– Retroalimentar os riscos do processo.

 

“As falhas são o combustível do sucesso.”

(Ishikawa)

 

NOVIDADE!

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