#141 – Portfólio de projetos: O que é e por que implementar?

#141 – Portfólio de projetos: O que é e por que implementar?

 

 

Este podcast é para você que precisa fazer a gestão ou trabalhar nos projetos aí da sua empresa. Nós vamos falar sobre Portfólio de Projetos.

Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp pelo número (43) 9 9822-0077, ou por e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast:

Qualiex, Software para Gestão da Qualidade

Grupo Forlogic

Apresentação:

Neste episódio, nossos Qualicasters, Jeison Arenhart e Monise Carla abordaram o Portfólio de Projetos, com a participação especial de dois convidados de destaque. Um deles é Antônio Neto, CXO da Forlogic. Com uma carreira de 16 anos, divididos em trabalhos de desenvolvimento de sistemas, implantação e customização de ERP em indústrias, Neto atua há mais de 9 anos em cargos de liderança e desenvolvendo competência em Gestão de Projetos, Produtos, Pessoas e de DevOps.

Quem também participou deste episódio foi André Moraes, que é Gestor do Escritório de Projetos da ForLogic. Ele é graduado em Administração, especialista em Gestão de Projetos, com experiência em gestão da qualidade em empresas da construção civil e de tecnologia para o mercado imobiliário. Também liderou o projeto de produção do Tudum, evento mundial da Netflix.

Tema: Portfólio de Projetos – O que é e por quê implementar?

Neste episódio, nossos Qualicasters, juntamente com os convidados, discutiram o tema “Portfólio de Projetos: o que é e por que sua implementação é benéfica para as organizações”. Eles começaram esclarecendo a definição de um Portfólio de Projetos e como ele opera na prática.

Além disso, foi abordada a distinção entre projetos e processos, além dos diferentes papéis desempenhados em um escritório de projetos na organização, incluindo:

  • Seleção e priorização de projetos;
  • Garantia da entrega dos projetos;
  • Padronização;
  • Alinhamento com as estratégias da empresa.

Apresentaram a importância do Portfólio de Projetos e discutiram a gestão global de projetos em uma organização, destacando como equilibrar ameaças e oportunidades dentro da estratégia.

Neste episódio, os participantes desmistificaram a ideia de que apenas grandes empresas precisam de um Portfólio de Projetos. Foi enfatizada a necessidade de avaliar a complexidade e a maturidade da organização em relação às iniciativas, antes de decidir se a implementação de um Portfólio de projetos é necessário.

Também destacaram a diferença entre o Gestor do Portfólio (responsável pela saúde dos projetos priorizados pela organização) e o Gestor de Projeto (responsável pela execução de projetos específicos).

Encerraram a discussão abordando os desafios enfrentados na implementação de um Portfólio de Projetos. Os desafios incluem atrasos nas entregas, devido à confusão nos processos e prioridades. Inclusive, a Monise relembrou a frase de Philip Crosby, um guru da qualidade: “Onde há confusão, não há qualidade”.

Outro ponto importante foi o engajamento nos projetos e como a forma de convocação e designação dos projetos afeta seu curso. Destacaram a importância de não buscar a perfeição no projeto, mas sim realizar um diagnóstico organizacional antes de inicia-lo, a fim de identificar gargalos e tomar decisões embasadas.

Por fim, Neto recomendou o livro “O Projeto Fênix” de Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford.

Frase do dia:

“Amadores sentam e esperam por ação, enquanto o restante se levanta e vai trabalhar” – Stephen King

NÃO ESQUEÇA!

Envie um áudio de até 01 minuto para gente por WhatsApp pelo número: (43) 9 9822-0077, se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos Stickers.

imagem-stickers

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment

?>