#012 – Visão geral sobre o Balanced Scorecard (BSC)

#012 – Visão geral sobre o Balanced Scorecard (BSC)

Esse podcast é para profissionais que atuam na execução ou condução da estratégia, incluindo o pessoal que trabalha na Qualidade.

Conheça os podcasters Jeison Arenhart de Bastiani, Marina Beffa e Monise Carla.

Links citados no Podcast

Nossa Comunidade da Qualidade

Tema: Balanced Scorecard (BSC)

Jeison, Monise e Marina comemoram 1º ano de Qualicast falando sobre Balanced Scorecard (BSC), uma das ferramentas mais utilizadas como apoio para o monitoramento do Planejamento Estratégico. Veja quais foram os temas abordados:

  • O que é Planejamento Estratégico?
  • O que é o BSC e para que serve?
  • Como funciona o BSC?
  • Perspectivas, Objetivos Estratégicos, Indicadores, Projetos e Monitoramento
  • Perspectiva Financeira
  • Perspectiva de Clientes (ou Mercado)
  • Perspectiva de Processos (ou Interna)
  • Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento
  • Por onde eu começo?
  • Principais desafios e dúvidas sobre BSC
  • Práticas sobre BSC

Exemplos de Mapa Estratégico

Baixe agora um modelo e exemplos de mapa estratégico clicando no botão abaixo:

 

Exemplos de indicadores

Perspectiva Financeira

  • Rentabilidade dos ativos
  • Rentabilidade dos ativos líquidos
  • Taxa de produtividade do capital
  • Taxa de Lucro
  • Ebtida
  • Eficiência de ativos
  • Rentabilidade do investimento
  • Preço de mercado por ação
  • Volume de vendas de novos produtos / serviços
  • Valor de ativos por colaborador
  • Receita marginal por colaborador
  • Valor agregado por colaborador
  • Receita por colaborador
  • Receita de novos produtos / serviços
  • Eficiência dos volumes de vendas
  • Fluxo de caixa
  • Despesas totais

Perspectiva de Clientes (ou Mercado)

  • Número de clientes
  • Marketshare (%)
  • Volume anual médio de vendas por cliente
  • Número de clientes perdidos
  • Número de clientes por colaborador
  • Satisfação do cliente
  • Lealdade do consumidor
  • Despesas por cliente
  • Número de visitas / contatos com clientes
  • Número de campanhas publicitárias
  • Duração média de contato com um cliente
  • Quantidade média de produtos enviados para um cliente
  • Número de visitas de clientes à empresa
  • Tempo médio entre o primeiro contato com o cliente e a venda
  • Número de reclamações de Clientes

Perspectiva de Processo (ou Interna)

  • Tempo médio de desenvolvimento de um novo produto
  • Tempo médio do início até a conclusão de um produto
  • Crescimento da produtividade do trabalho
  • Eficiência dos sistemas de informação
  • Emissão de substâncias perigosas ao meio ambiente
  • Taxa de retrabalho
  • Capacidade produtiva
  • Tempo de resposta ao cliente

Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento

  • Despesas de pesquisa e inovação
  • % de despesas com pesquisas em relação a despesas totais
  • Duração dos projetos de pesquisa e inovação
  • Recursos alocados em pesquisa e inovação
  • Número de treinamento de pessoal dedicado a relações com clientes
  • Horas de treinamento por colaborador
  • Investimentos na exploração de novos mercados
  • Número de patentes registradas
  • Número de novas ideias por empregado
  • Índice de satisfação dos empregados
  • Turnover
clique aqui para ler o roteiro completo
6 Comments
    • Renato Godinho
    • 29 de dezembro de 2017
    • Reply

    Bom dia, pessoal!

    Ainda não terminei de ouvir este podcast, porém tenho certeza que se trata de um material de suma importância!

    Durante um ano, vocês nos brindaram com conteúdo de relevância, ora esclarecendo dúvidas, ora abrindo novos horizontes …

    Cara, como este podcast é fodástico!

    Ouvi todos, no mínimo 3 vezes! Se metade dos ouvintes que fizeram o download também ouviram este quantitativo, temos 60.000 reproduções! Ou seja: são MAIS DE 640 MIL HORAS DE CONTEÚDO REPRODUZIDO!!!

    Fica minha gratidão, a todos vocês, por ajudarem a construir um país melhor!

    Abraços a todos e um 2018 repleto de realizações e boas energias!

    • Renato, muito obrigado meu amigo.
      Fico muito feliz que tenha achado o conteúdo relevante. Nós nos esforçamos muito para tornar o conteúdo útil para quem ouve, e saber que está ajudando, fico muito feliz.
      Continua com a gente, e ajude a divulgar aos 4 ventos.

      Um forte abraço e um 2018 fantástico pra você!

        • Renato Godinho
        • 3 de janeiro de 2018
        • Reply

        “tamo junto!”
        grande abraço e um 2018 fantástico para vc tbm !

    • Michelly Oliveira
    • 3 de janeiro de 2018
    • Reply

    Gente, mais uma vez quero parabenizar todos do Qualicast por mais esse conteúdo e que veio justamente numa ocasião que eu tava precisando. Me ajudou a esclarecer demais. Gostaria ainda de deixar um agradecimento especial pois 2017 foi um ano que passei um tempo desempregada e me dediquei inteiramente a me qualificar profissionalmente.O Qualicast foi um dos meios que encontrei de estar por dentro do assunto qualidade, mesmo fora do mercado. Meus episódios favoritos foram o Causos de Auditoria, onde tive crises de riso e todos os com Neifer França. Hoje, recolocada, devo agradecer a todos vocês pois o conhecimento adquirido foi essencial. Vocês disponibilizam um conteúdo de excelente qualidade de forma gratuita e isso me ajudou e ajuda muita gente. Gratidão mesmo. Abraço!

    • Olá Michelly, então acertamos o “timming”, soltar o qualicast sobre BSC no fim do ano deu certo! 🙂
      Sobre seu agradecimento especial, poxa vida, fico muito feliz mesmo, de verdade. Quando começamos o Qualicast eu pensava se um dia poderíamos ajudar alguém de verdade, e olha só… com um ano já vem um depoimento como o seu. Muito obrigado mesmo por compartilhar esse sentimento de gratidão com a gente. Agora, que está grato, sou eu!

      Um grande abraço,
      tenha um 2018 abençoado e com muito sucesso nessa sua nova recolocação.

        • Michelly Oliveira
        • 3 de janeiro de 2018
        • Reply

        Amém! Um 2018 de muito sucesso a você e a todos da equipe.

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