#095 – Princípios de Deming: A Relação da Qualidade com Inspeções e Fornecedores, com Jeison Arenhart e Monise Carla

#095 – Princípios de Deming: A Relação da Qualidade com Inspeções e Fornecedores, com Jeison Arenhart e Monise Carla

Esse podcast é para profissionais que buscam compreender a relação da qualidade com inspeções e fornecedores segundo Deming.

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Inspeção não garante a qualidade – 3º dos 14 Princípios de Deming
Escolha um único fornecedor – 4º dos 14 Princípios de Deming
Sua avaliação de fornecedores vai para o saco de lixo

Apresentação

Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram tudo que o ouvinte precisa saber sobre o 3º e 4º princípios de Deming:

3° Princípio: Não dependa da inspeção para garantir a qualidade.

4° Princípio: Pare com a prática de aprovar orçamentos com base no preço, avance no sentido de ter menos fornecedores, mas com relacionamentos verdadeiros, baseados em confiança e lealdade. 

Tema: Princípios de Deming: a relação da Qualidade com inspeções e fornecedores

3º princípio: Não dependa da inspeção para garantir qualidade

Por que a inspeção não garante a qualidade?

– A inspeção não produz qualidade.

– A inspeção atua na contenção da insatisfação do cliente.

– A inspeção não traz o mesmo benefício que a qualidade: salvar o recurso financeiro da empresa

– A inspeção apenas encontra a não qualidade e cria barreira para que o cliente não seja impactado.


Para que serve a inspeção se ela não garante a qualidade?

– A inspeção encontra os “gaps” do processo para então poder melhorá-los.

– A inspeção serve que possamos entender o processo e a partir disso melhorar a qualidade do processo.

Onde deve estar o foco para garantir a qualidade?

– Para garantir a qualidade o foco deve estar em estabilizar o processo.

Como atuar para garantir a qualidade?

– Fazer certo da primeira vez garante mais qualidade do que a inspeção.

 

4º princípio: Abandone a prática de escolher fornecedores com base apenas no preço

Por que abandonar essa prática?

Porque é importante que a relação com o fornecedor seja semelhante à relação com colaborador, ou seja, uma relação que nasce para ser duradoura e baseada na confiança; diferente de uma relação meramente transacional.

Qual a real função do departamento de compras?

– Entender o custo total do fornecedor e não a proposta mais barata.

– Entender qual proposta vai gerar mais valor lá na ponta do processo.

Por que ter um único fornecedor?

– Para criar uma relação em que o fornecedor esteja disposto a se desenvolver, conhecer o negócio e contribuir com seu conhecimento especializado e atuar como uma parte muito importante do negócio.

– Criar uma relação de longo prazo.

Como estabelecer uma relação entre organização e fornecedor?

– Entender que o fornecedor é parte do negócio.

– Buscar fornecedor que esteja disposto a se desenvolver.

– Considerar que o fornecedor pode atuar como se fosse um colaborador e utilizá-lo de forma estratégica.

– Criar uma relação de valor e não uma relação transacional.

– Criar uma relação de confiança.


“Responsabilidade dividida significa que ninguém é responsável”.

(William Edwards Deming)

PROMESSAS

  • Que neste ano, o Jeison e a Monise gravem mais qualicasts sozinhos.

NOVIDADE

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