#097 – Como aplicar Boas Práticas de Auditoria Interna, com Rodolfo Paludeto

#097 – Como aplicar Boas Práticas de Auditoria Interna, com Rodolfo Paludeto

Este podcast é para profissionais que buscam boas práticas de auditoria interna.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast

Qualiex, software para Gestão da Qualidade
Grupo Forlogic
Viver Excelência

Apresentação

Neste episódio nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre boas práticas de Auditoria interna. E para este assunto, o convidado especial foi Rodolfo Paludeto, especialista em Sistemas de Gestão com mais de 12 anos de experiência, Auditor Líder e Consultor em Sistemas de Gestão Integrado.

Tema: Como aplicar Boas Práticas de Auditoria Interna

Qual o papel da auditoria interna? Para que serve?

Da mesma forma que a Auditoria externa, a Interna tem por finalidade possibilitar a Melhoria Contínua servindo, ainda, como instrumento de instrução do time. É onde temos mais leveza para poder qualificar os colaboradores.

Qual o papel das auditorias de primeira parte?

O papel da auditoria de primeira parte é gerar resultados, podemos dizer que quando ela não gera resultados ela está sendo um desperdício.

Quais são os passos para realizar uma auditoria interna?

Como na Norma 19011 que não é uma norma de requisitos é uma norma que dá diretrizes, a auditoria traz a reunião de abertura e as definições para definir seu programa:

1 – Definir o programa de auditoria:

  • Definir datas, o que será auditado? quem será auditado?
  • Definição dos auditores que de fato possuem as competências adequadas;
  • Definir quem serão os membros da auditoria, o auditor deve ter o conhecimento específico dentro do que será auditado.
  • Definir qual objetivo da Auditoria;
  • Alinhar critérios que serão utilizados como base;
  • Definir quais áreas serão auditadas;
  • Nomear o líder da auditoria.

2 – Conduzir o Plano

3 – Fazer as constatações de conformidades e não conformidades:

  • Comtemplar as conformidades e não somente ressaltar as Não conformidades
  • Gerar o Relatório de ações

4 – Implementar e validar as ações corretivas

 

Quando a auditoria interna deve acontecer?

Quando o objetivo é somente a busca da certificação, ela deve acontecer no mínimo uma vez ao ano, entretanto a Auditoria deve ser usada como uma ferramenta para busca da melhoria contínua, então ela deve ser usada quantas vezes forem necessárias. Por exemplo quando se muda um processo ou o formato do negócio.

Quem deve ser envolvido na elaboração e execução das auditorias internas? (Pluralidade na construção)

Toda a empresa deve estar alinhada com os objetivos da auditoria.

Quais resultados as auditorias devem gerar? Para quem devemos apresentar?

  • As auditorias têm que trazer informação para tomada de decisões assertivas e ainda gerar valor para todos.
  • Ela deve ajudar a entender o contexto da organização, mostrar os riscos ao qual a empresa está exposta, trazer o entendimento dos pontos fortes da organização e evidenciar as oportunidades de melhorias.
  • Todos devem ter conhecimento dos resultados da auditoria, entretanto é de suma importância que o relatório chegue na alta direção.

 

Como utilizar as auditorias como ferramenta de melhoria?

O princípio da auditoria é encontrar a conformidade, ela pode ser usada como uma ferramenta de melhoria continua podendo ser usada na verificação da efetividade, na mudança de processo ou lançamento de um novo produto, pode ser usada para coleta de informações entre outras situações.

Quais os principais erros que são cometidos durante o processo de auditoria?

A auditoria é baseada em alguns princípios sendo composto por 7 itens: Integridade, Abordagem baseada em evidência, Independência, Abordagem baseada em risco, devido cuidado profissional, Apresentação justa, Confidencialidade. Qualquer ação que vá contra esses princípios pode ser considerada como erro.

Dos erros comuns seguem 3 que podem e devem ser evitados:

  • O auditor conduzir o auditado ao erro;
  • Fazer perguntas muito fechadas, com respostas como sim e não;
  • Não informar ao auditado, pontualmente, quando uma NC é constatada.

Qual o resultado que uma auditoria deve entregar?

Deve garantir que o objetivo da Auditoria tenha sido cumprido.

 

“O trabalho é um processo, e todo o processo tem de ser controlado.”
(Peter F. Drucker)

NOVIDADE

Envie um áudio de até 01 minuto pra gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

#094 – ISO 45001: Por que promover a Saúde e Segurança Ocupacional na Empresa?

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment

?>