#048 – O papel da Qualidade em momentos de crise

#048 – O papel da Qualidade em momentos de crise

Esse podcast é para profissionais da qualidade que querem gerar valor para as empresas em momentos difíceis.

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Apresentação

Neste episódio, o Jeison, Marina e Monise conversaram um pouco sobre como os profissionais da qualidade podem gerar valor para as empresas em momentos difíceis, como por exemplo, essa crise do COVID-19 que estamos enfrentando.

Mas, como que a Qualidade pode gerar valor nesse momento? E você, como pode fazer isso? Calma, esse Qualicast vai responder essas e outras questões, então, é só dar o play e acompanhar!

Tema: Papel da Qualidade neste momento de crise

O que é qualidade?

  • Qualidade tem todo um trabalho direcionado para aumentar a satisfação do cliente, nós aumentamos a qualidade de um produto ou serviço para que possamos garantir o aumento de satisfação do cliente. Ou seja, um conjunto de boas práticas para que possamos atender os requisitos (expectativas e necessidades dos clientes ou partes interessadas). A Qualidade garante que a empresa continue operando como ela deveria, conforme os requisitos.
  • Infelizmente, uma das maiores queixas dos profissionais da Qualidade, está ligada com o engajamento das pessoas e da alta direção. Pois, na maioria das vezes, essas pessoas consideram essas atividades da Qualidade como algo além da execução, como por exemplo o planejamento, controle, verificação e melhoria. Durante esse momento de crise, essas queixas tendem a duplicar em relação a isso.
    • A Qualidade não é um trabalho a mais, não é um trabalho extra, ela deve fazer parte dos processos.
  • Você sabia que o Deming usou a Qualidade para sair de uma crise? Os 14 princípios da Qualidade foram usados na Segunda Guerra Mundial. Aliás, não foi a primeira vez que a Qualidade salva! 😀

Importante: Não compartilhe Fake News

  • Estamos passando por uma crise mundial, e a propagação das Fake News só torna o cenário ainda mais caótico e confuso. É muito importante a Qualidade da informação nesse momento, e também a veracidade dos fatos.

Como a Qualidade pode entregar valor para Alta Direção e para organização?

Gestão estratégica

  • Gestão estratégica, é uma das atividades que a Qualidade puxa, e se ainda não puxa, deveria puxar. Algumas dicas desse Qualicast são:
    • Você já tentou fazer as perguntas certas para a alta direção?
    • Reavaliação do contexto, as coisas mudaram, principalmente agora. Reavaliar seu cenário é uma das primeiras coisas que você deve fazer.
    • Tomada de decisões com base em fatos e evidências.
  • Gestão de mudanças com um plano de ação, processo e projetos, mas, considerando a integridade do sistema.

Riscos e não conformidades

  • Os riscos de antes ainda existem, mesmo com a crise. Porém, o contexto mudou, então temos que analisar o risco de uma nova forma, uma nova ótica.
  • A incidência do risco pode ser considerada uma não conformidade, e se essas incidências forem identificadas na causa raiz, nós podemos eliminar muitos desperdícios.
  • Os indicadores são fundamentais nesse momento, pois ajudam a monitorar e controlar os resultados dos processos, serviços, linhas de produção e se os serviços estão sendo feitos com sucesso.
    • É muito importante que estejamos atentos aos indicadores de processos e atualizarmos as metas. As metas, por exemplo, foram definidas em um contexto totalmente diferente, às vezes, por estarmos em outro contexto, pode ser impossível bater aquelas metas estabelecidas anteriormente.

Garantindo a Qualidade do produto e serviço

  • Calibrações de equipamentos e inspeções, ajudam a monitorar a Qualidade das entregas para o cliente e ver se estamos mantendo a integridade do sistema.
  • Avaliação de fornecedores, pois existem muitos produtos que dependem do fornecedor para chegar conforme os requisitos para o cliente. É muito importante manter a relação benéfica com o fornecedor, mesmo nesse momento de crise, isso é gestão de relacionamento.
  • Nesse novo modelo de trabalho, as coisas mudaram, mas temos que nos atentar as coisas simples. Conhecimento organizacional, competência e conscientização, ajudam a manter a integridade do sistema de gestão.
  • É muito importante que a informação documentada seja mantida e revisada de forma rigorosa, pois isso ajuda você ter o lugar para colocar riscos, documentos, e etc.
  • Por fim, as auditorias. Por que não devemos parar as auditorias agora? Se não avaliarmos se as boas estão sendo atendidas com as mudanças que fizemos nos processos, nós nunca saberemos se está sendo íntegro ou não. É uma forma de garantir que as boas práticas de Qualidade continuem nos nossos processos.

NOVIDADE!

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Stickers semana mundial da Qualidade.

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