Esse podcast é para quem quer saber qual a relação entre atenção plena e qualidade!
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Neste episódio, nossos qualicasters Monise Carla e Jeison Arenhart receberam uma convidada muito especial, Regina Giannetti. Regina é instrutora profissional de mindfulness (atenção plena) e criadora do Autoconsciente Podcast, além de realizar palestras e treinamentos sobre o assunto.
Links citados no Podcast
Atenção Plena e Qualidade
Meditação: misticismo ou ciência?
- Diferente da concepção que muitos têm sobre meditação, normalmente associada com aspectos religiosos e místicos, essa forma de subjetividade está mais atrelada com práticas de focalização e atenção.
- Mindfulness, (área estudada pela neurociência e psicologia), seria um dos diversos ramos da meditação que agrega um valor científico e psicológico com o objetivo de aprimoramento de técnicas de focalização e atenção plena em diversas áreas de atuação humana.
O que seria Atenção Plena?
- De acordo com Regina, Atenção Plena seria uma das diversas traduções da palavra de origem inglesa mindfulness, que se definiria, a princípio, como um exercício de focalização de atenção.
- Atualmente as pessoas encontram-se em uma demanda muito grande de afazeres e obrigações, fazendo com que a recepção de estímulos cerebrais seja muito intensa devido à rapidez do fluxo de informação.
- Isso faz com que nossa atenção seja sempre interrompida, uma vez que tentamos otimizar o nosso tempo realizando diversas atividades ao mesmo tempo, fazendo com que nenhuma delas seja realizada com qualidade.
A relação estreita entre atenção e qualidade
- Atividades mentais complexas requerem uma mente focada e, para isso, a atenção é um recurso muito precioso. Por esse motivo, a realização de multitarefas não funciona, pois você está dividindo a potencialidade de sua atenção entre duas tarefas ao invés de destiná-la para a realização eficiente de uma.
- É Importante lembrar que a atenção é um dos requisitos cognitivos para a memorização de um conteúdo, portanto, caso você tenha realizado duas tarefas ao mesmo tempo alternando sua atenção, as informações podem não ser armazenadas no local correto do cérebro.
- Além disso tudo, a atenção é importante para estabelecer relações, que por sua vez, determinam-se como um fator importante para o desenvolvimento de um bom trabalho.
3 pilares do mindfulness:
- Intenção: o que me proponho a fazer, qual a intenção do seu exercício?
- Atenção: foco. Após eu estabelecer a minha intenção, eu focalizo minha atenção para desenvolver práticas para realizar o que foi proposto.
- Atitude: Pôr em prática as atividades que realizarão a minha intenção e modificá-las caso surja algum imprevisto. Para isso, é necessário reconhecer as adversidades, pois, uma vez que eu aceito, eu posso mobilizar atitudes para efetivá-las.
Importância do mindfulness na formação de liderança
- Os três pilares do mindfulness estão inter-relacionados uns com os outros para desenvolver um trabalho de qualidade.
- Nessa perspectiva, é necessário alinhar suas atitudes com a intenção proposta e realizá-las com atenção para que seus objetivos sejam efetivados com coerência, ou seja, intenção e atenção viabilizam a prática.
- Intenção da qualidade é atender expectativas e cumprir o acordo.
NOVIDADE!
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!