#066 – Atenção plena e Qualidade com Regina Giannetti

#066 – Atenção plena e Qualidade com Regina Giannetti

Esse podcast é para quem quer saber qual a relação entre atenção plena e qualidade!

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Neste episódio, nossos qualicasters Monise Carla e Jeison Arenhart receberam uma convidada muito especial, Regina Giannetti. Regina é instrutora profissional de mindfulness (atenção plena) e criadora do Autoconsciente Podcast, além de realizar palestras e treinamentos sobre o assunto. 

Links citados no Podcast

Atenção Plena e Qualidade

Meditação: misticismo ou ciência?

  • Diferente da concepção que muitos têm sobre meditação, normalmente associada com aspectos religiosos e místicos, essa forma de subjetividade está mais atrelada com práticas de focalização e atenção. 
  • Mindfulness, (área estudada pela neurociência e psicologia), seria um dos diversos ramos da meditação que agrega um valor científico e psicológico com o objetivo de aprimoramento de técnicas de focalização e atenção plena em diversas áreas de atuação humana.

O que seria Atenção Plena? 

  • De acordo com Regina, Atenção Plena seria uma das diversas traduções da palavra de origem inglesa mindfulness, que se definiria, a princípio, como um exercício de focalização de atenção.
  • Atualmente as pessoas encontram-se em uma demanda muito grande de afazeres e obrigações, fazendo com que a recepção de estímulos cerebrais seja muito intensa devido à rapidez do fluxo de informação.
  • Isso faz com que nossa atenção seja sempre interrompida, uma vez que tentamos otimizar o nosso tempo realizando diversas atividades ao mesmo tempo, fazendo com que nenhuma delas seja realizada com qualidade.

A relação estreita entre atenção e qualidade

  • Atividades mentais complexas requerem uma mente focada e, para isso, a atenção é um recurso muito precioso. Por esse motivo, a realização de multitarefas não funciona, pois você está dividindo a potencialidade de sua atenção entre duas tarefas ao invés de destiná-la para a realização eficiente de uma. 
  • É Importante lembrar que a atenção é um dos requisitos cognitivos para a memorização de um conteúdo, portanto, caso você tenha realizado duas tarefas ao mesmo tempo alternando sua atenção, as informações podem não ser armazenadas no local correto do cérebro.
  • Além disso tudo, a atenção é importante para estabelecer relações, que por sua vez, determinam-se como um fator importante para o desenvolvimento de um bom trabalho.

3 pilares do mindfulness: 

  • Intenção: o que me proponho a fazer, qual a intenção do seu exercício?
  • Atenção: foco. Após eu estabelecer a minha intenção, eu focalizo minha atenção para desenvolver práticas para realizar o que foi proposto.
  • Atitude: Pôr em prática as atividades que realizarão a minha intenção e modificá-las caso surja algum imprevisto. Para isso, é necessário reconhecer as adversidades, pois, uma vez que eu aceito, eu posso mobilizar atitudes para efetivá-las.

Importância do mindfulness na formação de liderança

  • Os três pilares do mindfulness estão inter-relacionados uns com os outros para desenvolver um trabalho de qualidade.
  •  Nessa perspectiva, é necessário alinhar suas atitudes com a intenção proposta e realizá-las com atenção para que seus objetivos sejam efetivados com coerência, ou seja, intenção e atenção viabilizam a prática. 
  • Intenção da qualidade é atender expectativas e cumprir o acordo. 

NOVIDADE!

Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo