#055 – Qualificação do profissional da Qualidade com Maurício Sócio

#055 – Qualificação do profissional da Qualidade com Maurício Sócio

Esse podcast é para você que busca se desenvolver na área da qualidade.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, o Jeison Arenhart e a Monise Carla, receberam o professor Maurício Sócio. Ele é Auditor das normas ISO 9001, IATF e ISO TS 16949 e QS-9000, com mais de 25 anos de atuação em sistemas de gestão, além de professor de pós graduação da FCAV USP, FIA, Mackenzie. Nesse episódio o assunto foi sobre o desenvolvimento do profissional na área da Qualida,0de! 

Tema: Como se desenvolver na área da Qualidade

Qual o caminho para se qualificar em Qualidade?

  • Primeiro, você precisa deixar claro onde você quer chegar, pois, a qualidade é muito ampla, abrange vários contextos. 
  • Por isso, o autoconhecimento é muito importante, saber mais sobre o que você gosta, o que você quer e onde quer chegar. 
  • No geral, o profissional da qualidade deve auxiliar a organização, melhorar produtos e serviços, evoluir os processos, alinhar os objetivos, metas e etc.
  • Existe alguma graduação de gestão da qualidade?
  • Muitos gurus da qualidade eram e são formados em engenharia. 
  • Um exemplo muito conhecido é o do próprio Crosby, que iniciou a carreira profissional como médico, depois foi advogado, engenheiro e por fim, empresário. 
  • No entanto,  para ser um profissional da qualidade, você não precisa se graduar em engenharia, esse é apenas um ponto em comum entre alguns gurus. 
  • As diferentes áreas podem trazer novos olhares sobre a qualidade. 
  • Quando alguém que venha mais da área de humanas ou até mesmo de exatas, sempre terá um olhar diferente.
  • Para ser um bom profissional da qualidade, você precisa primeiro, entender os fundamentos da qualidade.
  • Os conceitos disseminados pelos gurus da qualidade podem ajudar muito
  • Devem estudar, estudar muuuito! 
  • Um profissional da qualidade deve ser uma pessoa comunicativa. 
  • Hoje, conseguimos ver muitos profissionais que não conseguem se comunicar dentro da empresa. 
  • Isso gera um impacto para o engajamento dos colaboradores e até mesmo na cultura da empresa.

Qual a diferença entre: controle da qualidade, garantia da qualidade e sistema da qualidade?

  • Essas três funções, por mais que tenham pontos em comum, possuem abordagens diferentes:
  • Controle da qualidade:
    • O controle da qualidade está muito ligado ao operacional. 
    • Muitas vezes, chega até a ser um departamento dentro das empresas. 
    • Ele é um sistema adotado para medir a qualidade dos serviços e entregas de uma organização. 
    • Além de contribuir com a entrega final e deixar o cliente satisfeito, esse setor também busca aumentar a satisfação dos fornecedores e colaboradores. 
  • Garantia da qualidade: 
    • A garantia da qualidade tem quase a mesma visão que o controle da qualidade. 
    • Porém, a diferença entre ambas é que a garantia está mais atenta ao processo de fabricação de um produto, a validação do processo de produção e garantia que um produto ou serviço saia de acordo com os requisitos.. 
  • Sistema da Qualidade:
    • O sistema da Qualidade é um dos setores mais importantes das organizações.
    • Quem trabalha nessa área, deve verificar todos os processos da empresa e analisar como eles podem evoluir para melhorar a qualidade das entregas e serviços. 

Ferramentas da Qualidade na construção do conhecimento

  • O conhecimento e utilização das ferramentas da qualidade para o desenvolvimento de um profissional da qualidade é muito importante.
  • Um exemplo é o ciclo PDCA, que é uma das ferramentas mais utilizadas nas organizações. 
  • Ela permite um maior controle dos processos e melhorias nas tomadas de decisão.
  • O PDCA também ajuda a definir objetivos, mensurar resultados, analisar e propor soluções que podem interferir diretamente no desempenho dos processos organizacionais. 

STICKERS!

Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment