#055 – Qualificação do profissional da Qualidade com Maurício Sócio
Esse podcast é para você que busca se desenvolver na área da qualidade.
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- Blog da Qualidade
- Ferramentas da Qualidade
- Conheça o Maurício Sócio
Apresentação
Neste episódio, o Jeison Arenhart e a Monise Carla, receberam o professor Maurício Sócio. Ele é Auditor das normas ISO 9001, IATF e ISO TS 16949 e QS-9000, com mais de 25 anos de atuação em sistemas de gestão, além de professor de pós graduação da FCAV USP, FIA, Mackenzie. Nesse episódio o assunto foi sobre o desenvolvimento do profissional na área da Qualida,0de!
Tema: Como se desenvolver na área da Qualidade
Qual o caminho para se qualificar em Qualidade?
- Primeiro, você precisa deixar claro onde você quer chegar, pois, a qualidade é muito ampla, abrange vários contextos.
- Por isso, o autoconhecimento é muito importante, saber mais sobre o que você gosta, o que você quer e onde quer chegar.
- No geral, o profissional da qualidade deve auxiliar a organização, melhorar produtos e serviços, evoluir os processos, alinhar os objetivos, metas e etc.
- Existe alguma graduação de gestão da qualidade?
- Muitos gurus da qualidade eram e são formados em engenharia.
- Um exemplo muito conhecido é o do próprio Crosby, que iniciou a carreira profissional como médico, depois foi advogado, engenheiro e por fim, empresário.
- No entanto, para ser um profissional da qualidade, você não precisa se graduar em engenharia, esse é apenas um ponto em comum entre alguns gurus.
- As diferentes áreas podem trazer novos olhares sobre a qualidade.
- Quando alguém que venha mais da área de humanas ou até mesmo de exatas, sempre terá um olhar diferente.
- Para ser um bom profissional da qualidade, você precisa primeiro, entender os fundamentos da qualidade.
- Os conceitos disseminados pelos gurus da qualidade podem ajudar muito
- Devem estudar, estudar muuuito!
- Um profissional da qualidade deve ser uma pessoa comunicativa.
- Hoje, conseguimos ver muitos profissionais que não conseguem se comunicar dentro da empresa.
- Isso gera um impacto para o engajamento dos colaboradores e até mesmo na cultura da empresa.
Qual a diferença entre: controle da qualidade, garantia da qualidade e sistema da qualidade?
- Essas três funções, por mais que tenham pontos em comum, possuem abordagens diferentes:
- Controle da qualidade:
- O controle da qualidade está muito ligado ao operacional.
- Muitas vezes, chega até a ser um departamento dentro das empresas.
- Ele é um sistema adotado para medir a qualidade dos serviços e entregas de uma organização.
- Além de contribuir com a entrega final e deixar o cliente satisfeito, esse setor também busca aumentar a satisfação dos fornecedores e colaboradores.
- Garantia da qualidade:
- A garantia da qualidade tem quase a mesma visão que o controle da qualidade.
- Porém, a diferença entre ambas é que a garantia está mais atenta ao processo de fabricação de um produto, a validação do processo de produção e garantia que um produto ou serviço saia de acordo com os requisitos..
- Sistema da Qualidade:
- O sistema da Qualidade é um dos setores mais importantes das organizações.
- Quem trabalha nessa área, deve verificar todos os processos da empresa e analisar como eles podem evoluir para melhorar a qualidade das entregas e serviços.
Ferramentas da Qualidade na construção do conhecimento
- O conhecimento e utilização das ferramentas da qualidade para o desenvolvimento de um profissional da qualidade é muito importante.
- Um exemplo é o ciclo PDCA, que é uma das ferramentas mais utilizadas nas organizações.
- Ela permite um maior controle dos processos e melhorias nas tomadas de decisão.
- O PDCA também ajuda a definir objetivos, mensurar resultados, analisar e propor soluções que podem interferir diretamente no desempenho dos processos organizacionais.
STICKERS!
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!
clique aqui para ler o roteiro completo