#056 – 2° PRINCÍPIO DE DEMING: ADOTE UMA NOVA FILOSOFIA
Esse podcast é para você que está cansado da falta de qualidade nos produtos e serviços do nosso país!
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- Série passos da Excelência
- Qualicast #21
- Qualicast #24
Apresentação
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla deram sequência a série de podcasts sobre os 14 princípios de Deming. E nesse episódio, eles conversaram sobre o segundo princípio: adote uma nova filosofia. Vamos entender melhor sobre esse assunto?
Tema: 2 º Princípio de Deming – Adote uma nova filosofia
- Em seu livro “Saia da crise”, o segundo princípio apontado por Deming é: adote uma nova filosofia. Esse princípio é basicamente sobre você adotar uma nova forma de pensar, mudar a estratégia da sua empresa e mudar a forma de executar.
- No livro “Mindset” de Carol Dweck, ela cita alguns mindsets existentes:
- Mindset fixo: é aquele pensamento que está estagnado, ou seja, parado, confortável com a situação atual e não quer mudá-la.
- Mindset progressivo: é o pensamento que te leva a crescer, aprender com os erros e não aceitá-los.
- Adote uma nova filosofia, não cobre uma nova filosofia.
- A mudança deve começar pela alta direção, pela liderança ou por você.
- Logo no começo da explicação desse princípio, Deming diz que não podemos mais, de forma alguma, tolerar níveis normalmente aceitos de erros, falhas e etc. Deming também traz uma lista dessas coisas intoleráveis, são elas:
- Níveis de erros,
- defeitos,
- insumos inadequados,
- profissionais que não sabem o que devem fazer e tem medo de perguntar,
- danos causados por manuseios impróprios de mercadorias,
- métodos antiquados de treinamento no ambiente de trabalho,
- supervisão inadequada e ineficaz,
- administradores descomprometidos com a empresa,
- administradores que pulam de emprego constantemente,
- trens atrasados ou cancelados por um colaborador ter faltado
- e atos de vandalismo.
Clientes, qualidade e lucro
- Esses princípios devem sem implementados juntos, ou seja, não há a possibilidade de implementar apenas 10, ou apenas 2, mas sim os 14 princípios.
- Em seu livro, Deming cita o cliente quase o tempo todo.
- A Qualidade não deve ser apenas para os colaboradores ou para a empresa, a qualidade deve ser primeiro para o cliente.
- O que mais importa em uma empresa, deve ser o cliente.
- Muitos profissionais da Qualidade tem a crença de que os resultados da qualidade são muito subjetivos.
- Porém, eles lidam com recursos muito claros e mensuráveis, por isso, podem ser objetivos sim.
- A Qualidade também gera lucros e resultados que não são financeiros, não são mensuráveis por dinheiro.
Nova filosofia: qualidade como um valor
- Muitos profissionais acreditam que apenas estudar ou se comprometer com os 14 princípios, é o suficiente.
- Entretanto, a qualidade não é apenas sobre estudar algo, é sobre viver isso, colocar em prática o conhecimento e agir diante dos resultados.
- Uma empresa com qualidade não é aquela que tem o certificado da ISO 9001, mas aquela que satisfaz e atende as necessidades e expectativas dos clientes.
- A Qualidade deve ser um valor na sua empresa, não uma ferramenta que você usa apenas quando é apropriado.
- Quando tivermos a qualidade como um valor, estaremos construindo uma cultura da qualidade.
FABULOSOS STICKERS
Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!
clique aqui para ler o roteiro completo