#114 – OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

#114 – OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

 

 

Este podcast é para profissionais que buscar aplicar Qualidade em tudo o que fazem. Vamos falar sobre os FAMOSOS 7 Princípios de Gestão da Qualidade! 

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Apresentação  

Neste episódio, os qualicasters Jeison e Monise, falam dos 7 princípios da Gestão da Qualidade 

 Tema: Os 7 famosos princípios da qualidade. 

 O que é um princípio?  

Temos duas definições – 1 aquilo que regula o comportamento ou ação de alguém, precito moral.  

2.1 Em uma área de conhecimento um conjunto de proposições fundamentais e diretivas que servem de base, das quais todos o desenvolvimento posterior deve ser subordinado. 

2.2 proposições lógicas formada por um conjunto de verdades fundamentais sobre a qual se apoia todo o raciocínio 

Podemos dizer que é ponto de vista ou modo de ver, convicção, opinião.  Ou seja, é a forma que se olha e compreende a qualidade. 

 Quais são os 7 princípios?  

Base dos estudos dos princípios – iso9001:2015(0.2), iso9000:2015 e dicionários. 

 1° Foco no Cliente! 

Muitas vezes esquecemos que a parte interessada é parte que banca os processos. O cliente é o cara! 

Não tem ordem de importância, mas os outros princípios subsidiam o foco do cliente, na busca de aumentar sua satisfação e aumentar a qualidade do produto.

Principais coisas que fazemos quando implementamos o SGQ:

  • Atender as necessidades do cliente;
  • Empenhar-se em exceder as expectativas do cliente.

Manter a atenção ligada no cliente o tempo todo – Deve ser o tema da qualidade. E como isso se aplicam nos requisitos, por que isso é um princípio? 

Sucesso sustentável é alcançado quando uma organização atrai e retém a confiança dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes. Cada aspecto da interação com o cliente é uma oportunidade para criar mais valor para o cliente. Entender as necessidades atuais e futuras dos clientes e de outras partes interessadas contribui para o sucesso da organização.” 

 2° Liderança 

“Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da organização.” 

Significa que quando você tem uma unidade de propósito você traz um propósito. O líder não engaja ninguém ele apenas:

  • cria condições;
  • prepara o ambiente;
  • reconhece;
  • empodera;
  • criam condições para desenvolver e aperfeiçoar as competências;
  • facilita o engajamento com os objetivos. 

A delimitação é muito clara, o líder cria as condições. Onde há liderança existe um alinhamento para alcançar as metas. O líder não é o babá da equipe, ele cria a condição para ela alcance os objetivos. 

 3° Engajamento das pessoas. 

Essa é a principal dor a número 1 das equipes que trabalham com gestão da qualidade. 

‘’Pessoas competentes com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para: aumentar a capacidade da organização, em criar e entregar valor.’’ 

A relação de engajamento com a competência, começa pela consciência, e muitas vezes falhamos nisso, seja, por ficar ansioso querendo criar competências.  

Ações possíveis: Empoderar as pessoas para determinar as restrições ao desempenho a iniciativas sem medo. 

 4°Abordagem de processo 

“Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma eficaz e eficiente, quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos interrelacionados que funciona como um sistema coerente.” 

Quando falamos dos seus processos, é claro que ele pode ter falhas, mas ele é previsível e consistente. 

Quando falamos da forma eficaz e eficiente, estamos referindo diretamente no resultado e na produção. Contudo, no final o ponto foco é um sistema coerente.  

 

Todos devem olhar para sua atividade, e pensar: “aqui eu não trabalho só na expedição, eu trabalho também no sucesso do cliente, na produção, porque minha entrega vai ajudar na entrega dentro do prazo.Resumindo: meu trabalho impacta nos outros processos que impacta a estratégia que impacta a operação que impacta na satisfação do cliente. 

Então quando falamos de abordagem de processo é abordar a empresa toda em um processo.

 5°Melhoria 

“As organizações de sucesso têm o foco contínuo na melhoria.” 

Este princípio é uma filosofia, para mudar e planejar os processos futuros. 

Pois a melhoria é essencial para uma organização manter os níveis atuais de desempenho, criar novas oportunidades, reagir as mudanças em suas condições internas e externas.

Uma questão essencial para empresa que quer se manter no mercado e crescer é estar em constante melhoria. 

 6°Tomada de decisão com base em evidências  

“Decisões com base na análise, avaliação de dados e informações são mais propensas a achar resultados desejados.” 

As decisões podem ser mais efetivas, quando não são tomadas por achismo. O risco é menor quando avaliamos os dados. 

“A análise de evidências e dados leva a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisão” 

Ações possíveis “Tomar decisões de executar ações baseadas em evidências equilibradas com experiencia e intuição” 

 7°Gestão de relacionamento 

Para o sucesso sustentado as organizações gerenciam os relacionamentos com as partes interessadas pertinentes como provedores” 

Esse princípio fala basicamente sobre partes interessadas, todos que contribuem para entregarmos valor ao cliente. 

Quando falamos de um provedor externo, o fornecedor, ele compõe o valor que entregamos para o cliente. A questão aqui é gerir muito bem o relacionamento, pois ele interfere diretamente na entrega ao cliente e em sua satisfação.

Justificativa “uma cadeia de fornecimento bem gerenciada provendo um fluxo estável de produtos e serviços” 

Ações possíveis: “estabelecer o desenvolvimento colaborativo e atividades de melhoria com provedores parceiros e outras partes interessadas”

 

“Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis.”

(Abraham Lincoln)

Promessas:

Gravar mais um episódio sobre não conformidades. 

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