#128 – Melhoria o requisito 10 da ISO 9001:2015
Esse Podcast é para os profissionais que querem entender um pouco mais sobre a Cultura da Melhoria, requisito 10 da Norma ISO.
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Links citados no Podcast:
Qualiex, software para Gestão da Qualidade
Apresentação:
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre o requisito 10 da Norma ISO que discorre sobre melhoria, baseado na ISO 9001:2015 a norma de requisitos que fala sobre sistema de gestão da qualidade e a Norma ISO 9000 a norma de fundamentos e vocabulários. E para isso contaram com a participações especiais, confira!
Tema: Melhoria o requisito 10 da ISO 9001:2015
Com a participação do Convidado Rogério Meira CEO da ATSG, eles iniciaram diferenciando os seguintes conceitos:
- Melhoria: atividade recorrente ou pontual que busca melhorar o desempenho de alguma coisa;
- Melhoria Contínua: é um processo, ou seja, uma atividade que busca melhorar o desempenho de alguma coisa continuamente;
- Melhoria da Qualidade: essa melhoria visa aumentar a capacidade da organização em atender os requisitos da qualidade.
Na sequência exploraram o requisito 10 – Melhoria, da ISO 9001:2015. Lembrando que esse requisito faz parte do anexo SL, a estrutura de alto padrão da ISO, portanto está presente e várias outras normas.
Então, eles explicaram e comentários sobre os seguintes pontos do requisito:
10.1 Generalidades
A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos do cliente e aumentar a satisfação do cliente.
Essas devem incluir:
- melhorar produtos e serviços para atender a requisitos assim como para abordar futuras necessidades e expectativas;
- corrigir, prevenir ou reduzir efeitos indesejados;
- melhorar o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
10.2 Não conformidade e ação corretiva
10.2.1 Ao ocorrer uma não conformidade, incluindo as provenientes de reclamações, a organização deve:
- reagir à não conformidade e, como aplicável:
- tomar ação para controlá-la e corrigi-la;
- lidar com as consequências;
- avaliar a necessidade de ação para eliminar a(s) causa(s) da não conformidade, a fim de que ela não se repita ou ocorra em outro lugar:
- analisando criticamente e analisando a não conformidade;
- determinando as causas da não conformidade;
- determinando se não conformidades similares existem, ou se poderiam potencialmente ocorrer.
- implementar qualquer ação necessária
- analisar criticamente a eficácia de qualquer ação corretiva tomada;
- atualizar riscos e oportunidades determinados durante o planejamento, se necessário;
- realizar mudanças no sistema de gestão da qualidade, se necessário. Ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.
10.2.2. A organização deve reter informação documentada como evidência:
- da natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes tomadas;
- dos resultados de qualquer ação corretiva.
10.3 Melhoria contínua
A organização deve melhorar continuamente a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade. A organização deve considerar os resultados de análise e avaliação e as saídas de análise crítica pela direção para determinar se existem necessidades ou oportunidades que devem ser abordadas como parte de melhoria contínua.
(© ISO 2015 – © ABNT 2015 – Todos os direitos reservados)
Além de explicar cada um desses pontos e fazer as ponderações, contaram, também, com a participação do Neifer França Diretor da QMS que trouxe o que os certificadores olham em uma auditoria externa e, também, a contribuição do especialista Jeferson Carvalho CEO da Tradius que discorreu um pouco sobre normas de compliance.
Confira o episódio na íntegra e saiba mais sobre Melhoria.
Frase do dia:
“As empresas excelentes não acreditam na excelência apenas na melhoria contínua e na mudança constante.”
(Tom Peterson)
Promessas:
Foram feitas duas promessas gravar Qualicats sobre análises e 1 ou 2 falando dos requisitos da norma um a um.
Novidade!
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