#128 – Melhoria o requisito 10 da ISO 9001:2015

#128 – Melhoria o requisito 10 da ISO 9001:2015

 

Esse Podcast é para os profissionais que querem entender um pouco mais sobre a Cultura da Melhoria, requisito 10 da Norma ISO.

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Links citados no Podcast:

Qualiex, software para Gestão da Qualidade

Grupo ForLogic

Apresentação:

Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre o requisito 10 da Norma ISO que discorre sobre melhoria, baseado na ISO 9001:2015 a norma de requisitos que fala sobre sistema de gestão da qualidade e a Norma ISO 9000  a norma de fundamentos e vocabulários. E para isso contaram com a participações especiais, confira!

Tema: Melhoria o requisito 10 da ISO 9001:2015

Com a participação do Convidado Rogério Meira CEO da ATSG, eles iniciaram diferenciando os seguintes conceitos:

  • Melhoria: atividade recorrente ou pontual que busca melhorar o desempenho de alguma coisa;
  • Melhoria Contínua: é um processo, ou seja, uma atividade que busca melhorar o desempenho de alguma coisa continuamente;
  • Melhoria da Qualidade: essa melhoria visa aumentar a capacidade da organização em atender os requisitos da qualidade.

Na sequência exploraram o requisito 10 – Melhoria, da ISO 9001:2015. Lembrando que esse requisito faz parte do anexo SL, a estrutura de alto padrão da ISO, portanto está presente e várias outras normas.

Então, eles explicaram e comentários sobre os seguintes pontos do requisito:

10.1 Generalidades

A organização deve determinar e selecionar oportunidades para melhoria e implementar quaisquer ações necessárias para atender a requisitos do cliente e aumentar a satisfação do cliente.

Essas devem incluir:

      1. melhorar produtos e serviços para atender a requisitos assim como para abordar futuras necessidades e expectativas;
      1. corrigir, prevenir ou reduzir efeitos indesejados;
      1. melhorar o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.

10.2 Não conformidade e ação corretiva

10.2.1 Ao ocorrer uma não conformidade, incluindo as provenientes de reclamações, a organização deve:

      1. reagir à não conformidade e, como aplicável:
        1. tomar ação para controlá-la e corrigi-la;
        2. lidar com as consequências;
      2. avaliar a necessidade de ação para eliminar a(s) causa(s) da não conformidade, a fim de que ela não se repita ou ocorra em outro lugar:
        1. analisando criticamente e analisando a não conformidade;
        2. determinando as causas da não conformidade;
        3. determinando se não conformidades similares existem, ou se poderiam potencialmente ocorrer.
      3.  implementar qualquer ação necessária
      4. analisar criticamente a eficácia de qualquer ação corretiva tomada;
      5. atualizar riscos e oportunidades determinados durante o planejamento, se necessário;
      6. realizar mudanças no sistema de gestão da qualidade, se necessário. Ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.

10.2.2. A organização deve reter informação documentada como evidência:

      1. da natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes tomadas;
      2. dos resultados de qualquer ação corretiva.

10.3 Melhoria contínua

A organização deve melhorar continuamente a adequação, suficiência e eficácia do sistema de gestão da qualidade. A organização deve considerar os resultados de análise e avaliação e as saídas de análise crítica pela direção para determinar se existem necessidades ou oportunidades que devem ser abordadas como parte de melhoria contínua.

(© ISO 2015 – © ABNT 2015 – Todos os direitos reservados)

 

Além de explicar cada um desses pontos e fazer as ponderações, contaram, também, com a participação do Neifer França Diretor da QMS que trouxe o que os certificadores olham em uma auditoria externa e, também, a contribuição do  especialista Jeferson Carvalho  CEO da Tradius que discorreu  um pouco sobre normas de compliance.

Confira o episódio na íntegra e saiba mais sobre Melhoria.

Frase do dia:

“As empresas excelentes não acreditam na excelência apenas na melhoria contínua e na mudança constante.”

(Tom Peterson)

Promessas:

Foram feitas duas promessas gravar Qualicats sobre análises e 1 ou 2 falando dos requisitos da norma um a um.

Novidade!

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