#069 – O gestor da qualidade é um evangelizador 2.0

#069 – O gestor da qualidade é um evangelizador 2.0

Esse podcast é para quem não aguenta mais as pessoas desengajadas na qualidade.

Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos podcasters Jeison Arenhart e Monise Carla falam um pouco sobre os profissionais desengajados na qualidade e em como isso pode ser ocasionado por nós mesmos.

Tema: Engajamento das pessoas na qualidade

Como engajar as pessoas

  • Quem atua na área da gestão da qualidade têm uma grande dificuldade que é: Envolver a equipe. O profissional da qualidade compreende o trabalho dele como algo técnico-operacional, no entanto, é necessário o trabalho em equipe.
  • Os processos existem para que as pessoas executem o trabalho da melhor forma, ou seja, o processo não é o fim da qualidade, mas as pessoas fazendo o trabalho da melhor forma. E para envolver a equipe e colaboradores é preciso ir além do “cumprir dos processos”.
  • O contexto da organização é um tema importante dentro deste tópico pois o profissional da qualidade precisa entender o contexto a partir de um olhar para a força de trabalho (pessoas dedicadas ao trabalho). É preciso entender os colaboradores da empresa, para que eles performem naquilo que é importante e a organização obtenha o resultado desejado.

É preciso evangelizar as pessoas na qualidade

  • É mostrar como a qualidade traz resultados para o indivíduo. As pessoas preocupam-se consigo mesmas, então, se lhe é mostrado um ponto que é benéfico todos vão passar a desejar.
  • Deveria ser eliminado a crença de que reclamações de clientes é algo ruim. Pelo contrário, é necessário saber o que está ocorrendo para correção do problema. Essa é uma boa oportunidade de tratar essa reclamação e assim fidelizar o cliente satisfeito com a solução.
  • A abordagem para o time tratar um problema deve ser criar oportunidades de crescimento dos processos e das pessoas envolvidas.
  • A solução emerge naturalmente quando as pessoas estão trabalhando em conjunto para um propósito específico.
  • Então, o profissional da qualidade tem o papel importante de educar os demais profissionais ou membros da equipe, explicando a importância de cada coisa necessária em seu devido tempo fazendo conexão com a realidade das pessoas.
  • Para a qualidade ser evangelizada na empresa é preciso partir da autoridade maior o “CHEFE”. Se a alta direção não acredita na qualidade ficará impossível evangelizar o restante dos colaboradores para a cultura da qualidade.
  • A qualidade não é um departamento. A qualidade tem que ser uma ideologia/virtude adotada por você e pelos seus colaboradores para que ocorra a transformação na vida das pessoas.

 

A qualidade é um fator atingível, mensurável e lucrativo que pode ser estabelecido desde que haja compromisso e compreensão e que as pessoas estejam dispostas a trabalhar duro.” Crosby

NOVIDADE!

Envie um áudio para a gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment