#069 – O gestor da qualidade é um evangelizador 2.0
Esse podcast é para quem não aguenta mais as pessoas desengajadas na qualidade.
Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo Forlogic
- Viver Excelência
- O gestor da qualidade é um evangelizador
Apresentação
Neste episódio, nossos podcasters Jeison Arenhart e Monise Carla falam um pouco sobre os profissionais desengajados na qualidade e em como isso pode ser ocasionado por nós mesmos.
Tema: Engajamento das pessoas na qualidade
Como engajar as pessoas
- Quem atua na área da gestão da qualidade têm uma grande dificuldade que é: Envolver a equipe. O profissional da qualidade compreende o trabalho dele como algo técnico-operacional, no entanto, é necessário o trabalho em equipe.
- Os processos existem para que as pessoas executem o trabalho da melhor forma, ou seja, o processo não é o fim da qualidade, mas as pessoas fazendo o trabalho da melhor forma. E para envolver a equipe e colaboradores é preciso ir além do “cumprir dos processos”.
- O contexto da organização é um tema importante dentro deste tópico pois o profissional da qualidade precisa entender o contexto a partir de um olhar para a força de trabalho (pessoas dedicadas ao trabalho). É preciso entender os colaboradores da empresa, para que eles performem naquilo que é importante e a organização obtenha o resultado desejado.
É preciso evangelizar as pessoas na qualidade
- É mostrar como a qualidade traz resultados para o indivíduo. As pessoas preocupam-se consigo mesmas, então, se lhe é mostrado um ponto que é benéfico todos vão passar a desejar.
- Deveria ser eliminado a crença de que reclamações de clientes é algo ruim. Pelo contrário, é necessário saber o que está ocorrendo para correção do problema. Essa é uma boa oportunidade de tratar essa reclamação e assim fidelizar o cliente satisfeito com a solução.
- A abordagem para o time tratar um problema deve ser criar oportunidades de crescimento dos processos e das pessoas envolvidas.
- A solução emerge naturalmente quando as pessoas estão trabalhando em conjunto para um propósito específico.
- Então, o profissional da qualidade tem o papel importante de educar os demais profissionais ou membros da equipe, explicando a importância de cada coisa necessária em seu devido tempo fazendo conexão com a realidade das pessoas.
- Para a qualidade ser evangelizada na empresa é preciso partir da autoridade maior o “CHEFE”. Se a alta direção não acredita na qualidade ficará impossível evangelizar o restante dos colaboradores para a cultura da qualidade.
- A qualidade não é um departamento. A qualidade tem que ser uma ideologia/virtude adotada por você e pelos seus colaboradores para que ocorra a transformação na vida das pessoas.
“A qualidade é um fator atingível, mensurável e lucrativo que pode ser estabelecido desde que haja compromisso e compreensão e que as pessoas estejam dispostas a trabalhar duro.” Crosby
NOVIDADE!
Envie um áudio para a gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!
clique aqui para ler o roteiro completo