#068 – PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS COM MARCOS ASSI

#068 – PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS COM MARCOS ASSI

Esse podcast é para profissionais que buscam compreender melhor o processo de gestão de riscos.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram um pouco sobre o processo de gestão de riscos. E, para esse bate-papo, eles receberam um convidado especial: o Prof. Marcos Assi, especialista em compliance, gestão de riscos, auditoria e perícia.

Tema: Gestão de Riscos

O que é gestão de risco?

  • O que é risco? É tratar a subjetividade e a impermanência que são inerentes a qualquer atividade humana.
  • A gestão de riscos é o modo de prevenção pelo qual você pode compreender o seu negócio para minimizar possíveis perdas e/ou desperdícios causados por desconhecimento de falhas operacionais ou eventos externos danosos.
  • No processo de gestão de riscos é necessário estar ciente que os eventos prejudiciais podem ocorrer a qualquer momento. Dessa forma, é possível desenvolver ações de prevenção de riscos, além de aproveitar as possíveis oportunidades que surgem com eles.
  • É necessário, assim, a compreensão dos eventos externos e internos nos quais a organização está incluída para prepará-la para os riscos que estão por vir.

Etapas do processo de gestão de riscos.

  • Na ISO 31000:2018 é citado que o escopo, contexto e critério são as primeiras etapas para definição do processo da gestão de riscos. São necessários parâmetros, mapeamento, políticas de gestão e da capacitação das pessoas para o entendimento dos possíveis riscos.
  • O processo de avaliação de riscos é comentado na ISO 31000:2018 e, também, subdivido em demais etapas: identificação, análise e avaliação.
  • Primeiro, os riscos são identificados. Depois, durante a análise, os processos são verificados junto com os seus riscos. Por último, os riscos de cada processo são avaliados e é quantificado o quanto se perde em cada operação e quais as áreas com maior criticidade.
  • As operações dos processos, por fim, necessitam de um monitoramento para que os riscos não sejam imprevisíveis.

    NOVIDADE!

    Envie um áudio pra gente por por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

    Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo