#073 – MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMPARATIVO DMAIC, MASP E 8D.

#073 – MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMPARATIVO DMAIC, MASP E 8D.

Esse podcast é para profissionais que buscam saber mais sobre as metodologias DMAIC, MASP e 8D.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla conversaram com o Professor Filipe Albano sobre as semelhanças e diferenças entre as metodologias DMAIC, MASP e 8D.

Comparativo: DMAIC, MASP e 8D – Métodos de Análise e Solução de Problemas e Promoção de Melhoria

Métodos X Ferramentas:

  • O DMAIC, MASP e 8D são métodos, nos quais, normalmente, nós utilizamos ferramentas. O método parte do pressuposto que vamos “atacar” um problema para encontrar a melhor solução ou para melhorar o nível do processo.
  • Métodos é a forma que você escolhe resolver o problema. A ferramenta, por sua vez, são os recursos utilizados na aplicação do método.

DMAIC:

  • O DMAIC é um método muito utilizado no seis sigma ou no lean six sigma, que começou na General Eletric com o Jack Welch. Esse método é muito conhecido no mundo pelos altos retornos financeiros após a sua aplicação. É um dos métodos mais efetivos na solução de problemas e isso não equivale a dizer que ele é o “melhor”. É sempre necessário analisar qual método é o mais adequado para o contexto.
  • A sigla DMAIC relaciona-se com as palavras inglesas Define, Measure, Analyse, Improve and Control, as quais definem as 5 fases macro em que usamos uma série de ferramentas dentro de cada uma delas para atingir a penúltima fase (Improve) de melhoria. Posteriormente, é preciso controlar essa melhoria e garantir que ela se mantenha.
  • A estatística é muito utilizada no DMAIC para quantificar o problema e para quantificar a solução ou melhoria. Além disso, o DMAIC foca muito nos savings, no dinheiro, fato que traz um incremento financeiro considerável para quem o aplica.
  • Quem é formado no Black Belt é treinado para tocar projetos e dominar o método, conhecer as ferramentas e aplicar as estatísticas. Ele desdobra as etapas para solucionar o problema ou implantar a melhoria.
  • O tempo de aplicação do DMAIC varia de 3 meses a 2 anos. Normalmente, ele leva 6 meses a 1 ano até atingir a etapa do Improve e o período subsequente é utilizado para a etapa Control.

MASP:

  • O MASP é o Método de Análise e Solução de Problemas. Ele é um método mais clássico e utilizado para problemas “menos” complexos, normalmente problemas mais qualitativos. Ele não pressupõe uma análise estatística intensa como o DMAIC.
  • A sua estrutura roda em torno de um método clássico: o PDCA. O MASP foi desenvolvido a partir dos passos do PDCA. Ele tem 8 etapas, que é um ponto de convergência com o método 8D, e seu principal objetivo é identificar a causa raiz.
  • Além disso, para colocar esse método em ação, é necessário fazer uma análise efetiva antes de alcançar a etapa do Do (fazer), pois, caso contrário, podemos entrar em um círculo vicioso de tentativa e erro que pode gerar perdas irreparáveis.
  • O MASP é aplicável em qualquer situação. Além disso, esse método pode ser bem mais rápido de execução.

8D:

  • O 8D foi criado na década de 1970 pelo serviço militar americano que estabeleceu 8 disciplinas para 8 passos. Essas etapas devem ser seguidas de forma sequencial, ou seja, eu não posso pular uma das etapas. Caso as 8 etapas sejam seguidas de forma sequencial, a probabilidade estatística de chegar a uma solução adequada é muito maior.
  • O primeiro passo do 8D é formar um time multidisciplinar e essa é uma das grandes diferenças dele com o MASP. Enquanto o 8D dá mais ênfase nas pessoas, o MASP primeiro define o problema.
  • D0: elaboração do plano para a resolução do problema. Essa etapa ocorre até antes da formação do time para elucidar qual será a direção para a solução. Em outras palavras, é a definição macro da estratégia

Promessa!

  • Gravar um episódio sobre as ferramentas clássicas e modernas da qualidade, com o Professor Filipe Albano.

NOVIDADE!

Envie um áudio pra gente por WhatsApp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo