#074 – Como engajar as pessoas na qualidade de maneira diferenciada.

#074 – Como engajar as pessoas na qualidade de maneira diferenciada.

Esse podcast é para profissionais que buscam engajar as pessoas na qualidade de uma maneira diferenciada.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: [email protected]

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla conversaram com o Felipe Poubel sobre como engajar as pessoas na qualidade de maneira diferenciada.

Como engajar as pessoas na qualidade de maneira diferenciada

O que música tem a ver com engajamento?

  • ISO SHOW é uma palestra que foi criada em 2019 pelo Felipe com o intuito de conscientizar sobre a ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade por meio de músicas.
  • Mas calma, não é somente sobre música. Antes de introduzir um assunto sobre a ISO, o Felipe engaja seus participantes por meio de uma canção, cuja letra tem tudo a ver com o assunto, e, a partir disso, inicia-se as discussões técnicas sobre o tema.
  • E, pasmem, o tema que foi apresentado como mais problemático nas pesquisas da qualidade realizadas pelo grupo ForLogic é o engajamento das pessoas na qualidade dentro das empresas.
  • Mas o que isso tem a ver com a música? Quando você adapta a sua linguagem para o seu público, você se faz entender. Isso quer dizer que de uma forma lúdica, os colaboradores se engajem melhor para entender os requisitos. E não acontece isso somente na área da qualidade: em toda gestão de equipes um dos grandes desafios é o engajamento de pessoas.

Engajar as pessoas de maneira lúdica:

  • Mas afinal, o que é lúdico? Ludicidade representa uma maneira não convencional de fazer algo. Normalmente, dentro das empresas, o engajamento de pessoas na qualidade ocorre por meio de reuniões, palestras, workshops e outros. Diferente disso, o Felipe utiliza um meio não convencional de engajar as pessoas na qualidade: música.
  • A ISO Show surgiu de uma conversa informal que o Felipe teve com um amigo ator, na qual ele expressou sua vontade de ter um canal no youtube para simplificar alguns conceitos da norma ISO 9001:2015. O amigo do Felipe lembrou que ele tocava violão e o influenciou a tentar engajar as pessoas nesses conceitos de maneira diferenciada.
  • Depois que o Felipe começou a criar suas composições e divulgá-las no youtube, o Evandro (grande Evandro), um dos organizadores do FestQuali o convidou para se apresentar no evento. E daí surgiu a ISO Show.

A importância de desmistificar a qualidade:

  • A política e os objetivos da qualidade, muitas vezes, são explicados para a força de trabalho por meio da famosa “decoreba” e, geralmente, esse método não funciona muito bem, pois além das pessoas não entenderem a norma, elas não entendem a importância daquilo para o seu trabalho.
  • É necessário contextualizar a importância da norma na sua rotina para fazer sentido para a equipe e o método de engajar por meio do lúdico, seja com jogos ou músicas, contribui de maneira efetiva com isso.

Aceitação nas empresas:

  • Em um primeiro momento, as pessoas não entendem que a qualidade pode ser abordada dessa maneira diferenciada. Porém, à medida que a ISO Show se efetiva, as pessoas se soltam e entendem o seu objetivo. E por consequência, os participantes interagiram mais e fizeram mais perguntas.
  • Apesar de ainda existir uma postura de desconfiança em relação a essa metodologia, as pessoas já entendem melhor a importância de usar o lúdico para engajar o time.

NOVIDADE!

Envie um áudio pra gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

clique aqui para ler o roteiro completo