#117 – COMO SURGEM AS NORMAS E O QUE O BRASIL TEM A VER COM ISSO!

#117 – COMO SURGEM AS NORMAS E O QUE O BRASIL TEM A VER COM ISSO!

 

Este podcast é para profissionais que querem conhecer um pouco da história das normas e como isso influência os negócios no Brasil. 

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast 

 

Apresentação

Neste episódio nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre a história das normas e como isso influência os negócios no Brasil. E para isso contaram com a participação do convidado Nigel H. Croft, reconhecido como um dos principais especialistas mundiais em gestão de qualidade, sistemas de gestão e avaliação da conformidade. Nigel participa desde 1995 nas atividades da ISO ao nível internacional, inicialmente como membro da delegação brasileira (ABNT/CB-25) no comitê técnico TC176 e entre 2010 e 2018 como Presidente do Subcomitê TC176/SC2, responsável pelas normas ISO 9001 e ISO 9004.  De 2018 a 2020, coordenou a revisão do Anexo SL das Diretivas da ISO.

 

Tema: Como surgem as normas e o que o Brasil tem a ver com isso! 

Durante o Qualicast foram respondidas perguntas como:

Como surgem as normas? 

A criação de qualquer norma precisa de uma:

  • Demanda da sociedade,
  •  justificativa, ou seja, uma proposta de desenvolvimento do novo trabalho;
  • proposta para contribuir com a sociedade;
  • deve ter uma análise de viabilidade

Essa proposta passa por votação com representantes dos países membros do comitê ISO que estão propondo a norma. E ainda a justificativa deve ser continua, ou seja, a cada 5 anos são analisados os seguintes critérios:

  • está sendo utilizada?
  • precisa ser melhorada?
  • precisa atualizar?
  • Está sendo utilizada?

Como Brasil entrou nesse contexto de normas?

O convidado Nigel chegou no Brasil na época em que o Brasil estava sofrendo restrições para exportar seu aço para os Estados Unidos, e o desafio era vender o produto com maior valor agregado e ainda expandir o mercado para Europa.

Em uma de suas viagens, em 1989, ele foi questionado se a empresa em que ele trabalhava, Eletrometal, tinha a ISO 9001. Mesmo tendo setor da qualidade eles ainda não tinham, e esse foi um start para trazer a norma para a empresa no Brasil.

Há contribuição do Brasil no desenvolvimento das normas?

Como dito anteriormente todos os países aderentes as Normas participam da construção e atualização das normas. Em uma reunião na África do Sul, do grupo de apoio técnico das normas o Nigel foi convidado para representar o Brasil, foi nesse momento que ele teve o feedback de representantes de outros países que diziam que o Brasil estava muito expressivo com contribuições importantes na fase de construção da Norma. Um exemplo da contribuição do Brasil foi na criação do que hoje chamamos da “Abordagem de processos”

 

“Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.”

René Descartes 

Novidade

Envie um áudio de até 01 minuto pra gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers! 

imagem-stickers

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment