#159 – Qualidade além das Certificações

#159 – Qualidade além das Certificações

“Este podcast é para quem sabe que a Qualidade não se resume à ISO 9000. Nós vamos falar da Qualidade além das certificações.”

Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp pelo número (43) 9 9822-0077, ou por e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast: 

Qualiex, Software para Gestão da Qualidade

Grupo ForLogic

Saber Gestão – A melhor experiência de aprendizagem

#113 – Porque as empresas falham ao implantar a ISO 9001   

Apresentação:

Nossos Qualicasters, Jeison Arenhart e Monise Carla, recebem o convidado especial André Ditz para um bate-papo sobre qualidade além das certificações.

André Ditz tem um profundo conhecimento em sistemas de gestão. Além disso, possui uma carreira sólida como executivo e gerente sênior, construída ao longo de 40 anos no Brasil, América do Norte e Europa. Ele atua há 20 anos como C-Level nas indústrias Química, Metal Mecânica e serviços de Logística.

Tema: Qualidade além das Certificações

Neste episódio nossos podcasts discutem a qualidade além das certificações, explorando como a qualidade vai muito além da simples obtenção de um selo.

Qualidade além da certificação: rompendo com a visão limitada

Nesta seção, nossos qualicasters exploraram o conceito de qualidade além das certificações, indo além da visão limitada que muitos possuem sobre o tema.

Eles explicam que a qualidade nasce na alta direção, como os processos interdependentes e geram benefícios mútuos como: a constância, eficácia e eficiência, essenciais para o sucesso empresarial.

Enfim, abordaram a importância de ir além das normas e regulamentações para alcançar a excelência operacional.

A norma ISO 9001 e seus conceitos fundamentais

Discutiram também que, quando se trata da norma ISO 9001, é essencial compreender seus conceitos fundamentais para além da simples obtenção de uma certificação.

Esclareceram que a norma ISO 9001 não se baseia em métodos e ferramentas, mas sim em sete princípios, destacando a importância da autodireção e da estratégia. Além disso, a norma ISO 9000 complementa a ISO 9001, fornecendo definições e conceitos que são essenciais para sua implementação.

Ou seja, a ISO 9000 fornece definições e conceitos fundamentais que devem ser utilizados na implementação da ISO 9001. Portanto, elas são recíprocas, exigindo que ambas sejam compreendidas para uma implementação eficaz.

A evolução da qualidade: da inspeção à gestão sistêmica

Eles enfatizaram que ao longo dos tempos a gestão da qualidade evoluiu para uma abordagem sistêmica, reconhecendo a interdependência dos processos e a importância de atender às necessidades das partes interessadas. E ainda abordaram temas importantes como:

  • A importância do direcionamento estratégico:

Comentaram sobre o papel do direcionamento estratégico da empresa para determinar a posição da organização no mercado em relação aos concorrentes.

  • Posicionamento por custos e diferenciação

Optar por um posicionamento por custos pode ser viável em certos cenários, mas é essencial avaliar a capacidade de diferenciação da empresa para evitar a competição baseada apenas em preço.

  • O papel da alta direção e a necessidade de uma visão sistêmica

É essencial que a alta direção compreenda a importância de adotar uma visão sistêmica, reconhecendo a interdependência dos processos e a necessidade de atender às expectativas das partes interessadas, proporcionando valor real e utilidade.

  • As limitações do modelo atual de certificação e a busca por soluções

A certificação ISO, embora seja um marco importante, tem limitações em avaliar a perenidade e a eficácia da gestão de uma empresa.

  • Deficiências do modelo de certificação

Auditorias de curta duração e superficiais não capturam a complexidade dos processos e estratégias da empresa. A ausência de rastreamento eficaz e mecanismos de denúncia dificulta a validação da eficácia da gestão e a confiabilidade dos processos internos. Além disso, a dependência excessiva de consultores e kits de certificação pré-fabricados pode resultar em estagnação e mediocridade, impedindo melhorias reais na qualidade e na gestão.

Bom pessoalm, este é apenas um resumo do que rolou no episódio #159. Então se você curtiu, não deixe de conferir os detalhes escutando o episódio na íntegra!

Frase do dia:

“A qualidade é responsabilidade de todos.” – Deming 

NÃO ESQUEÇA!

Envie um áudio de até 01 minuto para gente por WhatsApp pelo número: (43) 9 9822-0077.

Se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos poderosos stickers.

stickers

 

 

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment