#176 – Não Conformidades: como superar o medo e agir com eficiência

Sumário

Links citados no podcast:

Qualiex, Software para Gestão da Qualidade

Ebook – Os melhores artigos do Blog da Qualidade sobre Não Conformidades

QUALICAST #003 – NÃO CONFORMIDADES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR! 

QUALICAST #098 – TRATANDO NÃO CONFORMIDADES E MANTENDO A QUALIDADE VIVA NAS ORGANIZAÇÕES (COM RODOLFO PALUDETO) 

QUALICAST #125 – 5º Princípio da Qualidade: Melhoria 

QUALICAST #128 – Melhoria: o requisito 10 da ISO 9001:2015 

Quando falamos em não conformidades (NCs), qual a primeira coisa que vem à mente?

Para muita gente, a resposta é problema, dor de cabeça e confusão. Mas será que as NCs são realmente vilãs dentro das empresas? Neste episódio do Qualicast, desmistificamos as não conformidades e mostramos como elas podem ser grandes oportunidades de melhoria para o seu negócio.

O que a ISO diz sobre Não Conformidades?

Para começar, exploramos a definição de não conformidade segundo a ISO 9000:2015. Basicamente, uma NC é qualquer desvio de um requisito estabelecido, que pode estar relacionado a normas, processos, regulamentos, acordos internos ou até mesmo às expectativas dos clientes.

Demos exemplos práticos de NCs em diferentes setores:

  • Indústria alimentícia: temperatura de um refrigerador acima do padrão por um longo período.
  • Setor da saúde: paciente internado sem pulseira de identificação.
  • Indústria automotiva: remessa de peças enviada sem passar pela inspeção final.

NCs, Oportunidades e Ocorrências: Qual a Diferença?

Nem toda NC significa defeito! Muitas pessoas confundem NCs com oportunidades de melhoria e ocorrências. Durante o episódio, também ilustramos essas diferenças para ficar mais fácil de entender.

O Medo das não conformidades e a cultura organizacional

Muitas pessoas temem as NCs porque as enxergam como falhas graves que podem colocar seus empregos em risco. Esse medo tem diversas origens, como:

  • Insegurança e medo do fracasso.
  • Falta de capacitação para lidar com NCs.
  • Cultura organizacional punitiva, que transforma auditorias em “caça às bruxas”.

Quando a cultura da empresa penaliza o erro ao invés de promover aprendizado, os colaboradores tendem a esconder problemas, o que gera riscos ocultos e prejudica a inovação.

Como lidar com NC’s de forma positiva?

Não se trata de passar a mão na cabeça do time, mas sim de garantir que as NCs sejam tratadas corretamente para evitar reincidências. Algumas boas práticas incluem analisar causas para evitar recorrências, comunicar claramente os problemas identificados e incentivar a participação do time na busca por soluções.

Ferramentas para apoiar a gestão de NCs

A tecnologia pode ser uma grande aliada no tratamento eficiente de NCs. Contar com uma ferramenta especializada, como o Qualiex, permite:

  • Personalização do fluxo de tratamento.
  • Controle de reincidências.
  • Ferramentas integradas para análise de causa.
  • Dashboards dinâmicos para monitoramento.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema?

Além do conteúdo incrível desse episódio, separamos um e-book gratuito com dicas, estratégias para evitar reincidências e os principais erros que você deve evitar. Clique aqui para baixar agora mesmo! Não perca tempo e ouça o episódio completo do Qualicast!

Frase do dia:

O único erro real é aquele com o qual nada aprendemos.” — Henry Ford

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