#123 – ESG e a ISO 45001: Segurança e saúde Ocupacional

#123 – ESG e a ISO 45001: Segurança e saúde Ocupacional



Este Qualicast é para profissionais que buscam conectar o ESG com segurança e saúde ocupacional.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp clicando aqui, pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast:

Apresentação:

Neste episódio, nossos Qualicasters: Jeison Arenhart e Monise Carla  falaram sobre o S do ESG e a ISO 45001:2021. E para este assunto, o convidado especial foi Ivo Neves, Biólogo de formação e pós-graduado em gerenciamento de projetos pela FGV responsável por mais de 400 projetos de implantação de SG no Brasil e na América Latina, sócio e diretor da SG4 Soluções integradas.

Tema: # 123 – ESG e a ISO 45001 Segurança e Saúde Ocupacional

Nesse episódio, nossos Podcasters iniciaram apresentando o resultado da seguinte pergunta, da Pesquisa Cenários da Qualidade: Na sua empresa existe alguma movimentação em relação a adaptação ao ESG?.

A Pesquisa contou com mais de 2500 respostas, e o resultado para essa pergunta foi o seguinte:

51% das empresas têm um movimento voltado ao ESG, contudo 36,9% ainda nem definiu data para adequação.

Na sequência, eles seguiram respondendo perguntas como:

O que é ESG?

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, Refere-se a práticas de sustentabilidade das empresas frente aos desafios de implantar práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas. São os 3 pilares de uma boa gestão.

Onde o ESG se conecta a ISO 45001?

A parte do S (Social)– diz respeito ao foco nas pessoas, ou seja, refere-se as demandas e cuidados com as pessoas.

Uma das premissas, automaticamente, remete a saúde e integridade física do trabalhador o que coincide com a segurança e saúde ocupacional.

Para as empresas que trabalham com requisitos legais e procedimentos de segurança do trabalhador a ISO 45001 se encaixa perfeitamente a esse tema. Pois, trata-se de uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho.

O que é o S do ESG?

Como dito anteriormente, o “S” (Social)– diz respeito ao foco nas pessoas, o nosso convidado resumiu a sua função em uma frase “Um processo mais consistente é cuidar do próximo mais próximo, e depois avançar”

Existe uma relação da 45000 que fala do cuidado da saúde mental do colaborador?

A Norma ISO 45001 tem uma estrutura de alto nível e está dentro do anexo SL e aborda riscos e oportunidades, perigos e riscos, levanta requisitos legais, enfim ela estabelece processos de gestão e controle operacional como as demais.

contudo quando aborda risco de saúde do colaborador ela traz uma estrutura que ajuda a empresa colocar esse cuidado em prática.

A Norma 45003:2021 é anexa a 45001?

A ISO 45003:2021 é uma norma de diretrizes, ou seja, não é certificável. Ela dá orientação prática sobre a gestão da saúde psicológica no local de trabalho.

Essa norma fornece orientações sobre a gestão de riscos psicossociais, ou seja, ela qualifica os gestores a estar mais atentos a comportamentos que podem afetar a saúde mental do colaborador, como por exemplo:

  • alcoolismo;
  • uso de drogas;
  • problemas familiares entre outros.

Como a ISO 45001 pode ser estratégica na organização?

Ela contribui com a sustentabilidade do negócio e é estratégica pois ajuda a melhorar a vida do trabalhador. Pois, quando as pessoas trabalham felizes elas geram resultados mais consistentes.

Saiba mais, confira os detalhes e exemplos escutando o Qualicast na íntegra!

A frase do dia foi:

“Trate sempre seus funcionários exatamente como quer que eles tratem seus melhores clientes”

Stephen Covey

NÃO ESQUEÇA!

Envie um áudio de até 01 minuto para gente por Whatsapp pelo número: (43) 9 9822-0077, se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

imagem-stickers

 

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment