#122 – 4º Princípio da Qualidade: Abordagem de Processos

#122 – 4º Princípio da Qualidade: Abordagem de Processos

 

Este podcast é para profissionais que querem construir resultados consistentes na organização

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Apresentação

Mais uma vez nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla dão continuidade a série sobre os princípios da qualidade, e desta vez falaram sobre abordagem de processos.

Tema: 4º Princípio da Qualidade – Abordagem de processos.

Neste episódio nossos podcasters iniciaram apresentando uma parcial da Pesquisa Cenários da Qualidade, respondendo a seguinte pergunta “como estão os processos nas empresas, estão mapeados e documentados ou não?”.

Na sequência, apoiados na ISO 9000:2015 – Fundamento e vocabulários que dá embasamento para os 7 princípios da qualidade, eles abordaram os seguintes tópicos sobre a Abordagem de Processos.

Declaração

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.

Justificativa – Porque é necessária uma abordagem de processos

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste em processos inter-relacionados. Compreender como os resultados são produzidos por este sistema permite que uma organização otimize o sistema e seu desempenho

Principais benefícios de se ter uma abordagem de processos

  • Aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em oportunidades de melhoria;
  • Resultados consistentes e previsíveis por meio de um sistema de processos alinhados;
  • Desempenho otimizado por meio de uma gestão do processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas;
  • Permitir que a organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua consistência, eficácia e eficiência.

Ações possíveis para estimular a abordagem de processo dentro da sua organização

  • Definir objetivos do sistema e processos necessários para alcançá-los;
  • Estabelecer autoridade, responsabilidade e responsabilização por prestar contas pela gestão de processos;
  • Compreender a capacidade da organização e determinar as limitações de recursos antes da ação;
  • Determinar as interdependências do processo e analisar o efeito de modificações em processos individuais sobre o sistema como um todo;
  • Gerenciar processos e suas inter-relações como um sistema para alcançar os objetivos da qualidade da organização eficaz e eficientemente;
  • Assegurar que a informação necessária esteja disponível para operar e melhorar os processos e para monitorar, analisar e avaliar o desempenho do sistema geral;
  • Gerenciar os riscos que possam afetar as saídas dos processos e resultados globais do SGQ.

 

Ouça o episódio na íntegra e confira as reflexões e exemplos de cada tópico.

Frase para reflexão:

“Não é suficiente fazer o melhor; primeiro, é preciso saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor”

(Edward Deming)

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