#078 – O que é ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, com Roberta Volpato

#078 – O que é ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, com Roberta Volpato

Esse Podcast é para profissionais que buscam o crescimento sustentável da organização.

Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp ou Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br

Links citados no Podcast

Apresentação

Neste episódio, nossos qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla explicaram um pouco sobre o que é o sistema ESG e como isso permite um crescimento sustentável nas organizações. E para este assunto, a convidada especial é a Roberta Volpato, que além de advogada, também é auditora para Sistemas de Gestão de Compliance.

Tema: ESG – Environmental, Social and Corporate Governance nas Organizações

O que é ASG ou ESG?

  • ESG, ou ASG no Brasil, é uma métrica, como um indexador. Uma empresa pode estar bem ranqueada com bons indicadores, boas métricas, mas isso não significa que ela seja ESG.
  • Ao pensar em ESG, é pensar em stakeholders que remete ao capitalismo consciente. É pensar no impacto gerado interna e externamente. Portanto, é necessário olhar para a cadeia produtiva, quem consome, onde a empresa se encontra e qual a comunidade externa que vai fazer com que a organização deixe de ser vista como apenas “uma empresa” e passar a ser vista como promotora de bem-estar social.
  • Um dos conceitos que mais se assemelha ao ESG e, pode-se dizer que possuem uma certa igualdade de significâncias, é o triple bottom line:

Triple Bottom Line - ESG

ESG em empresas de Investimento?

  • Então o ESG se preocupa com pessoas, com processos, com o meio ambiente e com o cumprimento das leis, logo, isso se torna um rating (classificação) de investimento. Quanto maior o rating de determinada organização, menor os riscos a qual ela estará exposta.
  • Os aspectos ambientais e sociais, da sigla ESG, se assemelham bastante. No que diz respeito a dar a devida importância ao meio, a comunidade e, respectivamente, o ambiente. O diferencial, que a Governança traz, é a responsabilidade corporativa, em outras palavras, compliance.
  • À quem se refere cada letra da sigla então? A letra “E” – Environmental (Ambiental), são os acionistas, os colaboradores, os investidores. O “S” – Social, é a sociedade, é o ambiente social. O “G” – Governança, é o que garante a perenidade do empreendimento.

Qual a relação de ESG com o Sistema de Gestão da Qualidade?

  • A Norma da Qualidade (ISO 9001:2015) e o ESG têm muito em comum, no quesito de melhoria contínua, retroalimentação e gestão sistêmica, por exemplo. E esses aspectos têm a ver com as partes interessadas, que tem tudo a ver com sistema de Gestão.
  • Então, queira ou não, a ESG tem tudo a ver com as normativas. Como a ISO 14001, 50001, 26000, 45001, 9001, 31000, 37001, 27701, 10002, entre outras diversas normas de gestão.
  • Norma de gestão NÃO é meramente operacional.
  • A Qualidade não pode ser dissociada de nenhum empreendimento ou outras normativas. Tudo tem que acabar na Qualidade! A meta da Qualidade é estratégica.

Por que o ESG está no radar de Conselhos de Administração?

  • A estratégia, está diretamente ligada à sustentabilidade. Então, as empresas estão passando a querer fazer, cada vez mais, entregas de valor. Mas existe, também, o valor intrínseco. O valor contábil, para se tornar um negócio vantajoso. Então, hoje, é preciso muito mais ter esse olhar para o que está intrínseco.
  • O acesso à recursos vão ser mais dificultosos para quem não tiver um bom rating em ESG.
  • De acordo com dados, 1/3 do dinheiro que circula no mundo em investimento é voltado em ESG.

NOVIDADE!

Envie um áudio pra gente por Whatsapp e Telegram pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!

Imagem dos Stickers que o pessoal do Qualicast envia para os ouvintes.

 

clique aqui para ler o roteiro completo

Leave a Comment