#120 – 3º Princípio da Qualidade – Engajamento das pessoas

#120 – 3º Princípio da Qualidade – Engajamento das pessoas

 

 

 

Esse podcast é para os profissionais que buscam melhorar o engajamento de seus profissionais.

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Links citados no Podcast

Qualiex, software para Gestão da Qualidade
Grupo Forlogic

# 112 O Cliente e a Qualidade

# 114 Os princípios de Gestão da Qualidade

#116 Liderança:  O 2º princípio da Qualidade

Pesquisa Cenários da Qualidade 2022

Apresentação

Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla seguem com a série sobre os 7 princípios da Qualidade, e nesse episódios eles falaram sobre o 3º princípio da Qualidade que é sobre o engajamento dos colaboradores

Tema: 3º Princípio – Engajamento das pessoas

Engajamento de pessoas como o próprio título cita é para todas as pessoas, então a liderança esta “sim” inclusa no engajamento

E para entrar no tema “engajamento” nossos podcasters trouxeram uma parcial da Pesquisa Cenários da Qualidade 2022.  Apresentaram o resultado parcial da seguinte pergunta: “Atualmente qual seu maior desafio com a Gestão da Qualidade?”

De acordo com os dados coletados, o engajamento é o principal desafio dos profissionais da qualidade, pois:

  • 59,3% das respostas estão relacionadas ao engajamento das pessoas.
  • 70% das pessoas que responderam que o principal desafio é o engajamento, admitiram que a empresa não faz nenhum tipo de reconhecimento aos colaboradores engajados na qualidade.

 

ISO 9000:2015 e o 3º Princípio da qualidade

Este Qualicast teve como referência a ISO 9000:2015 que não é uma norma certificável, contudo, ela é usada para te apoiar no entendimento dos fundamentos e vocabulários usados nas normas certificáveis.

Enfim, a norma declara o engajamento da seguinte forma:

“Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis da organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.”

E a justificativa é:

“Para gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.”

Principais benefícios de engajar as pessoas de acordo com a Norma

  • Melhoria na compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-los;
  • Maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria,
  • Melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;
  • Melhoria da satisfação das pessoas;
  • Melhoria da confiança e da colaboração em toda a organização;
  • Maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.

Ações possíveis para oportunizar o engajamento

  • Comunicação;
  • Colaboração;
  • Reconhecimento;
  • Empoderamento;
  • Pesquisa.

Ouça o episódio na íntegra e confira os detalhes e explicações para cada benefício e ações que oportunizam o engajamento.

 

“Qualidade é o orgulho do trabalho realizado”

(Michael Denton).

NOVIDADE

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