ISO e ONA na Saúde: Certificação, Cultura e Desafios Reais
Neste episódio do Qualicast, mergulhamos no universo da Qualidade na Saúde, um dos setores mais delicados e desafiadores quando o assunto é gestão, processos e certificações. Afinal, estamos lidando com vidas, histórias e sistemas complexos. Para isso, recebemos uma convidada incrível: Rafaela Conte.
Ela é assessora em Gestão da Qualidade, Auditora Líder ISO 9001, professora universitária. Além disso, Rafaela tem experiência em Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001, Riscos 31000, Compliance, Acreditação, ONA, Regulação ANS, Anvisa e INMETRO. Colunista no Blog da Qualidade, parceira Qualiex e, agora, faz sua estreia no Qualicast.
Dessa vez, exploramos as conexões possíveis entre duas das principais certificações para a área da Saúde: ISO e ONA.
ONA (Organização Nacional de Acreditação)
Falamos sobre a ONA e sua certificação em três níveis:
- Segurança
- Gestão Integrada
- Excelência
Ela propõe um modelo de gestão estruturado, com foco em governança, cultura organizacional e segurança do paciente.
ISO 7101:2023
Na outra ponta, apresentamos a nova ISO 7101:2023, norma internacional de gestão da qualidade para organizações de saúde. Com lançamento recente da versão traduzida pela ABNT, essa ISO traz um olhar global para os desafios locais da saúde e propõe um sistema de gestão que prioriza:
-
Eficiência e segurança,
-
Ações centradas no paciente,
-
Cuidados baseados em inclusão, diversidade, bem-estar e formação contínua.
Discutimos como a ISO e a ONA se complementam e compartilham valores semelhantes, mesmo com escopos diferentes. Ambas reforçam a necessidade de uma gestão sólida, processos bem definidos e foco no paciente como centro de toda decisão.
Mas não paramos por aí…
Também exploramos os principais desafios enfrentados pelas instituições de saúde ao buscar certificações ou ao manter uma cultura de Qualidade:
-
A resistência à mudança,
-
A sobrecarga com processos e documentação,
-
A dificuldade de engajar a equipe no dia a dia.
Tá, mas como superar esses desafios?
Com cultura, formação, liderança e tecnologia. Porque no fim das contas, a certificação é só uma consequência de uma cultura forte de excelência.
Esse episódio é um verdadeiro convite pra repensar a forma como tratamos a Qualidade na Saúde. Se você atua nesse setor ou quer entender por que a ISO 7101 veio pra ficar, dá o play agora.
E fica ligado: esse papo ainda vai render uma Parte 2 (toca o sino!).
Frase do dia:
“O que é usado, se desenvolve. O que não é usado é desperdiçado.” — Hipócrates
NÃO ESQUEÇA!
Envie um áudio de até 1 minuto para gente via WhatsApp e, se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos fabulosos stickers. Clique aqui para enviar.
Links citados no podcast:
Qualiex, Software para Gestão da Qualidade
Qualicast #127 – OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA ADEQUAÇÃO COM A ONA (com Gilvane Lolato)
Qualicast #101 – MANUAL ONA, COMO SE ADEQUAR ÀS MUDANÇAS (com Glauber Ceolin)