#125 – 5º Princípio da Qualidade: Melhoria
Esse Podcast é para os profissionais que buscam excelência.
Mande suas dúvidas ou comentários por Whatsapp pelo número: (43) 9 9822-0077, ou pelo e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast:
- Qualiex, software para Gestão da Qualidade
- Grupo ForLogic
- # 112 O Cliente e a Qualidade
- # 114 Os princípios de Gestão da Qualidade
- #116 Liderança: O 2º princípio da Qualidade
- #120 – 3º Princípio da Qualidade: Engajamento das Pessoas
- #122 – 4º Princípio da qualidade
Apresentação:
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla seguem com a série sobre os 7 princípios da Qualidade, nele falaram sobre o 5º princípio da Qualidade que é Melhoria.
Tema: 5º Princípio – Melhoria Contínua
Nesse Podcast nossos Qualicasters começaram esclarecendo que nosso Qualicast tem como base a ISO 9000 que é a norma de fundamentos e vocabulários.
Então, eles falaram do 5º Princípio da Qualidade: Melhoria, citaram e comentaram sobre os seguintes tópicos da Norma ISO 9000:
Item 2.3.5.1 – Declaração
“As organizações de sucesso têm um foco contínuo na melhoria”
Item 2.3.5.2 – Justificativa
“A melhoria é essencial para uma organização manter os atuais níveis de desempenho, reagir às mudanças em suas condições internas e externas e criar novas oportunidades”
Item 2.3.5.3 – Os principais benefícios
“Alguns dos principais benefícios potenciais são:
- Melhoria do desempenho de processos, capacidade organizacional e satisfação do cliente;
- Melhoria do foco na investigação e determinação da causa-raiz, seguida de prevenção e ações corretivas;
- Melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos riscos e oportunidades internas e externas;
- Reforço na consideração de ambas as melhorias, incremental e de ruptura; Reforço na utilização da aprendizagem para melhoria;
- Melhoria em busca da inovação.”
Item 2.3.5.4 Ações possíveis
“As ações possíveis incluem:
- determinar, medir e monitorar os principais indicadores para demonstrar o desempenho da organização;
- disponibilizar todos os dados necessários para as pessoas pertinentes;
- assegurar que os dados e as informações sejam suficientemente precisos, confiáveis e seguros;
- analisar e avaliar dados e informações usando métodos adequados;
- assegurar que as pessoas sejam competentes para analisar e avaliar os dados, conforme necessário;
- tomar decisões e executar ações baseadas em evidências, equilibradas com experiência e intuição”
Escute o episódio na íntegra e confira os comentários e exemplos de cada item!
Frase do dia
“Se existe uma forma de fazer melhor, descubra-a” – (Thomas Edison)
NOVIDADE
Envie um áudio de até 01 minuto para a gente por Whatsapp pelo número: (43) 9 9822-0077 e se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos stickers!