#133 – 5º Princípio de Deming
Este Podcast é para profissionais que querem melhorar constante e eternamente o Sistema de Gestão.
Mande suas dúvidas ou comentários por WhatsApp pelo número (43) 9 9822-0077, ou por e-mail: contato@qualicast.com.br
Links citados no Podcast:
Qualiex, Software para Gestão da Qualidade
#125 – 5º Princípio da Qualidade: Melhoria
#024 – Princípios de Deming: Constância de Propósito
#056 – 2° Princípio de Deming: Adote uma Nova Filosofia
#095 – Princípios de Deming: A Relação da Qualidade com Inspeções e Fornecedores
Playlist – 14 Princípios de Deming no YouTube
Apresentação:
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre o 5º Princípio de Deming – Melhorar constantemente o sistema de produção de bens e prestação de serviços.
Tema: 5º Princípio de Deming
Neste episódio, nossos Qualicasters falaram sobre melhoria contínua, o 5º Princípio de Deming. Para isso, se basearam no livro “Saia da Crise”. E, para iniciar a discussão, apresentaram os 14 princípios. São eles:
1º- Constância de propósitos
2º- Adote a nova filosofia.
3º- Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade.
4º- Eliminar a prática de aprovar fornecedores com base no preço.
5º – Melhorar constante e eternamente o sistema de produção de bens e prestação de serviços.
6º – Institua treinamento no local de trabalho;
7º – Institua liderança;
8º – Elimine o medo;
9º – Elimine as barreiras entre os departamentos;
10º – Elimine slogans, exortações;
11º – Elimine padrões quotas de produção;
12º – Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho;
13º – Institua um forte programa de educação e autodesenvolvimento;
14º -Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação.
Na sequência, eles explicam os seguintes pontos que Deming traz como melhoria contínua:
- A qualidade deve ser buscada desde o início;
- A qualidade começa com as intenções e depois deve ser desdobrada em planos, testes e verificações;
- Cada produto deve ser visto como único;
- Apagar incêndio não melhora o processo;
- Remover a causa raiz não é melhoria, ele apenas coloca o processo onde ele nunca deveria ter saído.
Eles também conectam o 5º princípio de Deming com a ISO 9001 em relação à intenção e à responsabilidade da alta direção. Então, finalizam com a seguinte conclusão: a qualidade não depende de muito dinheiro, mas sim do conhecimento.
Confira o episódio na íntegra e conheça os detalhes de cada um desses pontos!
Frase do dia foi:
“A melhoria contínua é melhor do que a perfeição adiada.”
(Mark Twain)
NÃO ESQUEÇA!
Envie um áudio de até 01 minuto para gente por WhatsApp pelo número: (43) 9 9822-0077. Se usarmos seu áudio no programa, você ganhará nossos Stickers!