#140 – Informação documentada Item 7.5 da ISO 9001
Este podcast é dedicado aos profissionais que querem sair do caos da informação documentada e entender um pouco mais sobre o item 7.5 da ISO 9001.
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Links citados no Podcast:
Qualiex, Software para Gestão da Qualidade
ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão
#035 – ISO 13485:2016 – Qualidade para Dispositivos Médicos
#039 – Principais Mudanças da ISO 19011:2018 – Diretrizes para Auditoria de Sistema de Gestão
#041 – Visão geral sobre a ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos
#043 – Qualidade na área de alimentos
#077 – Porque a ISO 9001 não foi revisada este ano
#090 – Conhecendo a ISO 37000:2021 – Governança de Organizações
#096 – Principais práticas de Governança à luz da norma ISO 37000
#121 – O que é a B.I.A. (Business Impact Analysis)
Apresentação:
Neste episódio, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram sobre Informação documentada.
E para discutir este tema, tivemos a participação especial de Rogério Meira, um profissional com 35 anos de carreira nacional e internacional como Auditor, Consultor, Assessor, Estrategista, Palestrante, Treinador, Professor e Mentor.
Ele possui um profundo conhecimento em implantação e auditoria de normas de sistemas de gestão, além de ser um Pensador de Sistemas e Analista Disruptivo. Rogério também demonstra habilidade para facilitar equipes na geração de insights inovadores e na construção de consenso.
Tema: Informação Documentada Item 7.5 da ISO 9001
Neste episódio, exploramos o item 7.5 da Norma ISO 9001, que trata da Informação Documentada. Nossos qualicasters começaram por esclarecer o conteúdo deste item e o conceito de Informação Documentada.
Portanto, apresentaram e discutiram as generalidades do item.
Então, seguiram explicando o que são informações documentadas requeridas pela norma e as requeridas pela organização para garantir a eficácia informação documentada. Além disso, destacaram a distinção entre documentos e registros.
Outro ponto abordado foi a questão dos dados, muitas vezes negligenciados.
No episódio também foi citado o item 7.5.2, que explica como criar e atualizar documentos. E ainda, esclarecem que o “como” varia de acordo com cada organização. Mas, destacaram que é preciso ter em mente os seguintes pontos:
- a definição do formato;
- quem tem autoridade de modificar uma documentação;
- quem tem autoridade sobre a informação documentada em si;
- fazer a análise crítica sobre a sua adequação e a sua suficiência para todas suas informações documentadas;
- levar em conta o usuário dessa informação, pois ele é o principal motivo para esse registro.
Uma dica valiosa fornecida pelo convidado foi que, quanto menos processos e informação documentada estão os padrões da empresa, mais será a quantidade de registros necessários para evidenciar as ações da organização.
Para obter uma compreensão completa desses tópicos e dicas adicionais, convidamos você a ouvir o podcast na íntegra.
Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a norma ISO 9001 e a gestão da informação documentada.
Frase do dia:
“Se você não sabe fazer a pergunta certa você não descobre nada.” – Edward Deming.
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